TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparativo Recusas Planos de Saúde Brasil x EUA

Por:   •  27/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

ESTADOS UNIDOS

Beneficiária: Tarsha Harris

Operadora: Blue Cross

Solicitação: realização de uma determinada cirurgia não relatada no filme.

Status: cirurgia foi aprovada pela operadora do plano de saúde.

Resultado: após a realização da cirurgia, a beneficiária recebeu a fatura no valor US$ 7.332,27. Após investigação, a operadora descobriu que há muito tempo atrás, Tarsha teve infecção por fungos (candidíase). Mesmo não tendo relação nenhuma com a cirurgia realizada, o plano negou o pagamento, remetendo a contas das despesas à paciente.

BRASIL

O prazo de carência para cobertura do tratamento de doenças preexistentes é de 24 meses e o consumidor deve declarar, no momento em que contrata um plano de saúde, todas as doenças que eventualmente possua e tenha conhecimento. Se o consumidor não tinha conhecimento de que era portador da doença no momento em que contratou o plano de saúde, a operadora não poderá deixar de autorizar o tratamento.

Outro aspecto importante para a questão da carência para tratamento de doenças preexistentes é que as operadoras de saúde interpretam o conceito do que é ou não doença preexistente de forma abrangente, contudo, o ônus da prova da preexistência é da Operadora.

Lei nº 9.656 de 1998 – Planalto:

Art. 11. É vedada a exclusão de cobertura às doenças e lesões preexistentes à data de contratação dos produtos de que tratam o inciso I e o § 1o do art. 1o desta Lei após vinte e quatro meses de vigência do aludido instrumento contratual, cabendo à respectiva operadora o ônus da prova e da demonstração do conhecimento prévio do consumidor ou beneficiário.

ESTADOS UNIDOS

Beneficiária: Diane

Operadora: Horizon Blue Cross

Solicitação: diagnosticada com tumor cerebral no lóbulo central direito.

Status: operadora negou tratamento sob alegação de que a patologia não oferece risco de morte.

Resultado: Diane foi a óbito em virtude deste câncer.

BRASIL

As operadoras de planos de saúde devem atender todo caso estabelecido como “situação de emergência”, onde estabeleceu-se ser toda aquela que implica em risco imediato de vida ou em risco de lesões irreparáveis para o paciente. Não basta implicar em risco de vida, deve ser contíguo. Não é suficiente a lesão, deve ser terminante. Por fim, a vigência da norma permitiu uma interpretação segura, no sentido de que urgência se refere ao que deve ser feito com rapidez, sob pena de inocuidade, e que emergência diz respeito a imprevisão, cujos efeitos podem se tornar indomáveis com o passar do tempo.

Lei nº 9.656 de 1998 – Planalto:

Art. 35-C. É obrigatória a cobertura do atendimento nos casos:

I - de emergência, como tal definidos os que implicarem risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com