TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócios O mercado de moda no Brasil

Tese: Plano de Negócios O mercado de moda no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Tese  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 10

Plano de Negócios

1. Planejamento

Sumário Executivo

O mercado de moda no Brasil produziu no ano passado 5,6 bilhões de peças (vestuário, meias e acessórios) e consumiu 1 milhão de toneladas de tecido, gerando US$ 15,9 Bilhões e 1,1 milhão de empregos. (Fonte: “O Mercado de Moda no Brasil – Vestuário, Meias e Acessórios Têxteis” - Instituto de Estudos e Marketing Industrial).

Sinais da vitalidade e do crescimento deste mercado podem ser comprovados pelo sucesso de eventos como SPFW (São Paulo Fashion Week). O cenário de crescimento econômico e facilidade de acesso ao crédito também permitiu que uma grande parcela da sociedade torna-se consumidora de bens relacionadas a moda.

Dentro deste contexto e como apresentado ao longo deste plano de negócios, a indústria da moda configura-se como um mercado em expansão e sem grandes barreiras de entrada. Mais que isso, identificam-se nichos com alto potencial de lucratividade ainda pouco explorados, tais como o segmento de roupas femininas e acessórios de tamanhos especiais (tamanhos acima do 46).

A escassez de ofertas de produtos para este segmento, negligenciado por grifes e lojas em shoppings, aliada ao desejo do público feminino de estar sempre em sintonia com as tendências da moda, fazem com que muitas mulheres que necessitem de roupas e acessórios de tamanhos especiais se disponham a investir valores mais altos em suas compras.

1.1. Descrição da Empresa

Nome do Negócio

Exclusiva Fashion Ltda

Modelo de Negócio

Estará totalmente alinhada às características do nosso público alvo, a classe C, cujo crescimento é, a despeito de oscilações de curto prazo, uma tendência estrutural de longo prazo no Brasil.

Estrutura Legal

Terá um mezanino de 30 m² na parte superior, que destinará ao estoque de mercadorias. A altura total da loja será de 3,95m, sendo que 2,35m serão da loja, o restante do mezanino. Ao lado dos provadores terá um espaço de 2,30m x 1,35m, onde se localizará a escada 1,30m de diâmetro de acesso ao mezanino, um micro-ondas e uma cafeteira para uso dos funcionários. Os provadores serão localizados ao fundo da loja com dimensão de 1,35m x 1,00m. Os produtos serão expostos na vitrine, araras e prateleiras, terá um balcão no canto da loja onde será o caixa e ficarão expostos os acessórios.

Localização

Rua Coronel Agostinho, 148 Loja A – Campo Grande – RJ – CEP 23097-600

Esta região da cidade atrai semanalmente centenas de pessoas, grande parte delas chegando em ônibus fretados, todas interessadas nos produtos vendidos pelas 800 lojas de pronta-entrega, distribuídas em cinco shopping centers e 12 galerias.

Objetivos

Liderança de mercado, Rentabilidade, Fidelidade do cliente, Crescimento, Eficiência Operacional, Comprometimento do colaborador, Capacidade de liderança, Políticas de qualidade, Performance das ferramentas e Responsabilidade Social.

Estratégias

As parcerias com os fornecedores, principalmente, com a Loja Miglos, em São Paulo, são essenciais para o empreendimento. A importância desta aliança é o fato da empresa, que irá nos fornecer os produtos, ter a mesma filosofia da organização deste projeto. A Miglos oferece as últimas tendências da moda, moda inspirada no gosto, nos anseios e no estilo de vida da mulher de hoje. Ter sempre modelos que sigam a moda, adaptados as necessidades do público alvo, torna o estabelecimento uma referência neste mercado.

Pontos importantes da parceria é a facilidade de acesso aos produtos e a flexibilidade nas trocas de peças não vendidas. Em contrapartida, o fornecedor pode esperar da empresa a fidelização aos produtos e, até mesmo, exclusividade da marca.

A participação ativa e freqüente em movimentos de moda e contato com outros empresários da cadeia produtiva (fornecedores e distribuidores) são fundamentais, também, por possibilitar manter os estoques em quantidades mínimas possíveis, evitando perdas financeiras. Em um mercado em que os produtos ficam obsoletos muito rapidamente, estar atento às tendências e contar com fornecedores que honrem prazos e entreguem as mercadorias com a qualidade esperada, pode fazer a diferença entre lucros ou perdas.

Missão

Vender roupas femininas de tamanhos especiais com um ótimo padrão de qualidade, acompanhando as tendências, bem como o diferencial de vendedoras bem treinadas para dar consultoria em moda.

1.2. Produtos e Serviços

A empresa irá atuar com revenda de roupas e acessórios femininos, com o diferencial competitivo em possuir tamanhos especiais (manequim acima de 46), com um mix variado para atender as mulheres que gostam e seguem as tendências de moda e não tem facilidade em encontrar numeração adequada.

Os modelos das roupas serão feitos de acordo com as tendências das estações do ano, variando com decotes, aplicações, alguns bordados e silks, além das peças clássicas - tudo muito bem direcionado e sempre acompanhando a atualidade da moda.

Serão feitas parcerias com empresas idôneas e consolidadas no mercado, para garantir a boa qualidade dos produtos oferecidos e durabilidade das peças. Os funcionários farão treinamentos na área de venda e consultoria de moda, assim os clientes sentirão maior prazer em se vestir bem e garantia de que compram roupas adequadas.

A maior prova da qualidade dos produtos será constatada pelo retorno e a assiduidade dos clientes – feedback a longo prazo. Os produtos duram, em média, 04 meses, ou seja, conta-se com a obsolescência programada: devem mudar a cada estação do ano.

1.3. Estrutura Organizacional

Recrutamento

O recrutamento será externo, através de indicação.

Seleção

A seleção será realizada através das seguintes etapas: exame admissional e assinatura de carteira na contabilidade.

Treinamento

A empresa utilizará um programa de treinamento constante para o aprimoramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com