TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de direito atuarial e comercial

Projeto de pesquisa: Conceitos de direito atuarial e comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 noções de atuária e direito empresarial 7

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Através dessa produção textual serão abordados os temas que tangem a Gestão Financeira e Orçamento Empresarial, Noções de Atuária e Direito empresarial com seus conceitos e principais relações que ambos têm com a Contabilidade sendo de suma importância para o ramo dos negócios, portanto ampliar o conhecimento sobre esses temas se torna eficiente para uma boa organização, direção e planejamento financeiro para as empresas que dispõem dos serviços da Contabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Para começarmos a falar sobre Gestão Financeira e Orçamento Empresarial, devemos levar em consideração seu conceito. O que é Gestão Financeira? Para respondermos essa pergunta iremos atrás do Glossário Financeiro, segundo ele Gestão Financeira ou Empresarial significa o planejamento, organização, liderança e controle das pessoas que compõem uma empresa e das tarefas e atividades por elas realizadas, ou seja, para obter um destaque no mercado e setores que atuam, é exigido o máximo de conhecimento do gestor financeiro que saberá direcionar a empresa no mercado que atua, não deixando de conciliar com os objetivos dos seus sócios.

Agora sabemos que a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros de forma a garantir, por umlado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a rentabilidade dos recursos nela aplicados, assim quando falamos de investimentos, por exemplo, o gestor deve analisar todas as opções no mercado para obter um resultado satisfatório. Com o conceito definido em qual ramo esse profissional irá atuar? No planejamento financeiro, na organização, na direção, na captação e nos investimentos de recursos de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. É de sua responsabilidade analisar os créditos e os demonstrativos contábeis, avaliar a manutenção de estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa. Pode atuar ainda na área de auditoria. Fica de olho nas mudanças econômicas sofridas pelo país, tendo que analisar o mercado e sugerir alterações que tenham influência no desempenho econômico da empresa. Ocupa cargos de assistente, analista, assessor ou consultor do mercado financeiro. Esse profissional pode trabalhar no departamento financeiro de empresas, em bancos, corretoras de valores, instituições de crédito, distribuidora de valores mobiliários ou organizações de terceiro setor. Para começarmos a falar de fluxo de caixa temos que saber que ele é uma ferramenta que controla a movimentação financeira, ou seja, a entrada e saída dos recursos, em um período determinado. Ele facilita a gestão no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível naquele momento. Uma ferramenta imprescindível para a gestão de uma empresa. Quando falamos dessa gestão financeiraentramos na esfera dos investimentos. O que é investir? O que reflete na empresa tal decisões? Investir se resume a aplicar o capital em meios de produção visando o aumento da capacidade produtiva da empresa, referir-se à compra de ativos financeiros (ações, letras de câmbio e outros papéis), caracterizando o investimento financeiro. Numa decisão de investimento, Ramos (1996, p.109) ressalta que os “aspectos financeiros devem ser analisados, cuidadosamente, a fim de que a decisão de realizar ou não o determinado investimento não contrarie o objetivo de maximização da riqueza dos acionistas”. Porém enfatiza-se que os mais apurados cálculos e técnicas quantitativas disponíveis para garantir uma decisão ótima quando não levam em consideração os aspectos de ordem estratégica e financeira do investimento não tendem a ser avaliados positivamente.

O fator de risco está presente em praticamente todas as atividades da empresa, tornando-se essencial ao empreendimento empresarial. Risco, segundo Securato (1996, p.28) “é a probabilidade de ocorrência do evento gerados da perda ou da incerteza”. Ao realizar investimentos, todos os tomadores de decisão devem primeiramente ter em mente que estarão submetidos ao fator risco. Desta maneira, precisam identificá-los e buscar uma técnica de controle para minimizar os seus efeitos. A relação entre risco e retorno é simples, porque basta olhar para o mercado financeiro, ou seja, enquanto a poupança e os fundos de DI mostram maior segurança, investimentos em ativos mais arriscados como na Bolsa de Valores acabam mostrandoretornos de longo prazo mais elevados. Portanto deve ocorrer uma análise minuciosa antes de investir em ativos de alta rentabilidade. Os principais tipos de orçamento são os orçamentos globais e parciais que aborda pontos específicos como: orçamento de vendas, orçamentos de despesas administrativas ou o orçamento de caixa. O orçamento global permite a composição antecipada de um Balanço e um Demonstrativo de Lucros e Perdas referente ao próximo exercício. Isso é possível através da relação quantitativa de todos os itens operacionais e financeiros da empresa. Esse tipo de orçamento é formado por dois grandes grupos de orçamentos parciais: O primeiro grupo constitui o orçamento operacional que pode variar de empresa para empresa, abrangendo além das previsões de despesas e receitas das operações normais, as não vinculadas diretamente à atividade principal da empresa. Em geral, é composto dos seguintes orçamentos parciais: orçamento de vendas; orçamento de produção; orçamento de despesas de distribuição; orçamento de despesas administrativas e orçamento de outras receitas e despesas. O demonstrativo de lucros e perdas antecipado é composto pelas informações adquiridas no desenvolvimento dos orçamentos parciais. O segundo grupo constitui o orçamento financeiro, composto pelo orçamento de caixa, orçamento de acréscimo de capital e projeção das depreciações. Esses orçamentos dependem de valores definidos no orçamento de operações e, por meio dessas informações, elabora-se o balanço antecipado.

Outro tipo de orçamento é o curto e em longo prazo é qualificado decurto prazo períodos de um ano ou menos, e longo prazo quando cobrem períodos maiores de um ano. Dependendo da natureza das operações da empresa, na qual existe a necessidade da antecipação de vários anos em termos de estudo de mercado, competição e investimentos, planos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com