TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constituição Federal no Brasil

Tese: Constituição Federal no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Tese  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 7

) Às presidiárias serão asseguradas condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.

E) A prisão perpétua é uma das penalidades que poderá ser cominada pelo juiz nos casos de homicídio

Com relação ao mandado de segurança, o habeas corpus e o habeas data dentre as alternativas a seguir formuladas, aponte a incorreta:

A) O mandado de segurança pode ser impetrado para garantia de direito líquido e certo.

B) O mandado de segurança pode ser impetrado na hipótese de ilegalidade ou abuso de poder por autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

C) O remédio Constitucional do Habeas Corpus pode ser impetrado para prevenir prisão.

D) O Habeas Data é remédio para garantir a liberdade de ir e vir em tribunais superiores.

E) O mandado de Segurança pode ser individual ou coletivo.

direitos considerados fundamentais pela humanidade. Desde período anterior a civilização grega a propriedade privada foi tida como território sagrado. Terra esta onde as famílias cultuavam seus deuses e sepultavam seus mortos. Ao longo dos séculos a propriedade privada foi ganhando mais e mais importância e tendo sua existência resguardada pelas normas jurídicas. É neste âmbito que surge o princípio da Inviolabilidade da propriedade. Sobre a Inviolabilidade da propriedade responda a alternativa INCORRETA a seguir:

A) De acordo com a Constituição a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela pode entrar sem consentimento do morador.

B) Exceção a inviolabilidade é o poder judicial em mandar casa ser violada a qualquer tempo mediante sua ordem.

C) Cria-se possibilidade de exceção ao princípio da inviolabilidade quando há flagrante delito dentro da propriedade ou desastre.

D) Pode qualquer do povo adentrar a propriedade alheia, sem consentimento do dono em caso de prestação de socorro.

E) Nem mesmo a força policial pode violar propriedade alheia sem ordem judicial.

Possui o Estado em relação a aqueles que estão sob seu contrato social o chamado “monopólio da violência”. Entende-se como monopólio da violência a exclusividade que tem o estado em se utilizar de força para que se cumpra sua lei. Ao longo dos tempos de nossa civilização o Estado demonstrou inúmeras vezes que se não controlado por alguma força legislativa acaba por se utilizar de todos os meios de violência para atingir seus fins. É por este motivo que, tentando resguardar os direitos dos cidadãos que a Constituição Federal limita o poder de punição do Estado ao regular a individualização da pena e quais penas podem e não podem ser aplicadas. Desta forma cada pessoa terá seu crime julgado individualmente e somente dentro daquilo que a lei penal dispõe. Nada mais, nada menos. Em relação a estas premissas. Assinale a alternativa CORRETA:

A) De acordo com o Artigo 5º, XLVII da Constituição Federal não haverá penas privativas de liberdade no Brasil.

B) É permitido no Brasil penalizar pessoa com prisão perpétua.

C) Às presidiárias são assegurados condições para que possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.

D) A Constituição permite que penas sejam criadas não só por leis mas também por decretos presidenciais e portarias.

E) Na lei brasileira, não é assegurado aos presos o direito ao respeito à sua integridade física e moral.

“ ‘Ocupar fazenda de banqueiro bandido é dever do povo brasileiro’. Assim falou o delegado Protógenes Queiroz, que chefiou a Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Com a tirada, em evento do PSOL, ele defendeu as ações do Movimento dos Sem-Terra (MST), que já invadiu pelo menos oito fazendas de Daniel Dantas”. (Fonte: Revista Veja, edição 2107)

De acordo com o contexto do texto acima e com a nossa legislação pátria, está correto afirmar que:

A) de acordo com o texto e com a Constituição Federal de 1988, o direito de propriedade é um conceito abstrato, que implica a posse de riqueza

B) o direito de propriedade tem papel fundamental na promoção do desenvolvimento, mas ele só existe se for garantido por lei, somente contra ações predatórias de governantes e saqueadores

C) o direito de propriedade tem aplicação combinado com o conceito de função social da propriedade

D) o direito à propriedade tem seu fundamento no artigo 6º da Constituição Federal e faz parte do título dos Direitos Sociais

E) o direito à propriedade é garantido somente aos brasileiros natos e naturalizados

"Há uma tremenda movimentação em curso para atacar operação de fôlego da Polícia Federal, a Castelo de Areia, que apurou o envio ilegal de dinheiro ao exterior feito por diretores da Camargo Correia, uma das maiores empreiteiras do país. A gritaria se dá porque, no decorrer da investigação, a PF encontrou indícios arrepiantes de doações ilegais da empresa a partidos políticos.” (...) No decorrer das investigações que ainda não terminaram, seis funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com