TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constituição de 1988

Tese: Constituição de 1988. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Tese  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

A constituição de 1988 foi promulgada em 05 de outubro é a lei suprema do Brasil, trata-se da sétima na história do país desde sua independência. Assim que promulgada ganho o apelido de constituição cidadã, pois tinha muitos aspectos que garantiam o acesso à cidadania, esta possui 245 artigos e vários temas desde princípios fundamentais ate a ordem social. Constituição de 1988 representou um avanço. As modificações mais significativas foram: o restabelecimento de eleições diretas para os cargos de presidente da república, governadores de estados e prefeitos municipais, o direito de voto para os analfabetos, o fim à censura aos meios de comunicação, obras de arte, músicas, filmes, teatro e similares entre outras mudanças.

O acesso aos direitos sociais nada mais é do que a garantia das necessidades básicas, como: moradia, saúde, segurança, educação e cabe a nós futuros assistentes sociais estar ao lado da população, os instruindo e lutando junto a eles por esses direitos que pertence a todos.

Neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio, pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

A desigualdade social, na sociedade atual, é um fenômeno que ocorre em quase todos os países, em diferentes proporções e dimensões, e é desencadeada, principalmente, pela má distribuição de renda em uma população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria rica da sociedade e, consequentemente, o melhor e maior acesso a moradia, educação, saúde e segurança, etc.

Movimento social é à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, influenciados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade desagradável a certo grupo ou classe social.

Passamos por várias transformações sociais, os resultados apesar de importantes, só se fizeram sentir em longo prazo. Um exemplo dessa transformação é a expansão demográfica, bastante acelerada no país, a entrada de imigrantes e sua concentração no sul e sudeste do Brasil, fez com que essas regiões apresentassem um crescimento populacional mais acelerado que as demais. A transformação mais significativa no período foi o desenvolvimento das indústrias, principalmente no estado de São Paulo, a cada dia nosso país cresce mais, as mudanças vão chegando e aos poucos vamos nos adaptando a elas e a nossa nova condição de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com