TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Autoral de Software

Por:   •  10/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

Trata-se de uma disputa acerca da propriedade de um aplicativo de entregas de pizza à domicílio entre duas empresas de tecnologia. A primeira empresa alega que a segunda copiou a sua ideia. Por seu turno, a segunda empresa alega ter efetuado o registro do aplicativo como patente no INPI, razão pela qual tem propriedade sobre o reconhecimento de titularidade e propriedade do aplicativo.

Em defesa da primeira empresa, não obstante o registro do aplicativo como patente no INPI realizado pela segunda empresa, se faz necessário observar o princípio que compõe o direito de precedência.

O direito de precedência está previsto no § 1º do artigo 129 da Lei nº 9.279/96, que regula os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, conferindo ao usuário de boa-fé o direito de precedência ao registro, desde que utilize a marca por pelo menos seis meses antes da data da prioridade ou depósito de terceiro que procedeu com o registro previamente.

Sendo assim, caso a primeira empresa consiga comprovar a utilização do aplicativo por pelo menos seis meses antes do registro efetuado pela segunda empresa, será beneficiário do direito de precedência e então, sendo reconhecida a sua propriedade sob o aplicativo de entregas de pizza.

Para tanto, será necessário que a primeira empresa se inicie um procedimento administrativo junto ao INPI, apresentando pedido de oposição ao registro da segunda empresa.

Caso o procedimento administrativo não seja frutífero, pode-se optar pela via judicial, através do ajuizamento de ação anulatória de registro de marca na justiça federal – tendo em vista a presença do INPI no polo passivo da demanda – em face da segunda empresa e também do INPI. Como tese de defesa, será utilizado o direito de precedência da primeira empresa, desde que devidamente comprovado nos termos da lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com