TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Positivo e Direito Negativo

Por:   •  27/3/2016  •  Artigo  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexão – Direito Positivo x Direito Natural

Ao analisar as principais diferenças entre o Direito Positivo e o Direito Natural que embora pareçam aparentemente distintos, podemos constatar surgimento de conflitos conceituais, uma vez que tanto o direito natural quanto o direito positivo têm em sua raiz conceitos religiosos e abstratos profundamente ligados a origem do que é certo ou errado, bem ou mal.

O homem sempre se afastou de seus instintos naturais de agressividade e destruição para não se auto sabotar, e assim manter o controle e vantagem sobre as demais formas de vida. Não podemos julgar os humanos por seus atos de destruição pois tal atitude é completamente compreensível diante de qualquer coisa que exista seja ela viva ou não.

Inconscientemente qualquer partícula no universo necessita de crescimento e desenvolvimento pleno de seus limites físicos naturais, e para que esse objetivo seja alcançado, faz-se necessário que condutas nem sempre benéficas a outros setores sejam aplicadas. Destruir o próprio planeta ou seus próprios semelhantes para assegurar uma melhor gestão sobre os recursos é compreensível pois sem essas ações a raça humana estaria condenada a extinção.

A humanidade sempre irá procurar se proteger dos perigos que a cercam, e desde o início dos tempos o homem observou que sua própria raça é uma ameaça a sua existência, a implementação de religiões, medo, controle, poder, e leis, ajudaram até os dias atuais no controle social da espécie organizando-a e tornando os interesses individuais em interesses coletivos. As pessoas passaram a acreditar que existe justiça e que o direito natural e positivo garante benefícios mútuos.

Embora a maioria dos artigos acadêmicos o direito natural seja tratado como um direito “concedido por algo maior” “pelos deuses” “que nenhuma lei positiva poderá ir contra” etc.. O ponto central é que por trás de todo direito natural existe uma representação da autodefesa humana.

Essa autopreservação da espécie e do indivíduo é característica fundamental das teorias relativas ao direito natural, em tese todo ser humano tem direito a vida de forma justa para que o indivíduo possa ter pleno desenvolvimento pessoal e social.

Basicamente os chamados diretos naturais não são em sua totalidade descritos em forma de lei ou normas, pois acredita-se que esse possui uma ampla disseminação entre os humanos independentemente de sua posição na escala social. O conceito de que o bem e o justo deve ser aplicado, remetem as regras do direito natural a procedimentos de autopreservação citados anteriormente. Tais procedimentos buscam alcançar limites globais e atemporais assegurando assim o equilíbrio e a coexistência pacífica entre a espécie.

O direito positivo embora tenha partido dos mesmos conceitos de ordem e justiça semelhantes ao direito natural, apresentam características distintas sobre pontos de vista étnicos ou culturais o direito positivo é sempre apresentado de como o “direito posto” pois é descrito em forma de Lei e administrado por indivíduos escolhidos por seus grupos sociais para produção, manutenção e aplicação dessas leis podendo assim sofrer grandes variações advindas das diferentes organizações humanas existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com