TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito constitucional

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.703 Palavras (11 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE - FAINOR

FACULDADE DE DIREITO

CONSTITUCIONAL II

ALYNE NOVAIS PEREIRA

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

ADC (AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE), ADI (AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE) INTERVENTIVA E POR OMISSÃO

        

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

2015

ALYNE NOVAIS PEREIRA

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

ADC (AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE), ADI (AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE) INTERVENTIVA E POR OMISSÃO

Trabalho apresentado à Faculdade Independente do Nordeste, do curso de Direito, para fins de avaliação para Aproveitamento de Estudos da disciplina Constitucional II.

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

2015

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

ADC (AÇÃO DECLARATÓRIA DE CONSTITUCIONALIDADE), ADI (AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE) INTERVENTIVA E POR OMISSÃO

                    Boaventura de Sousa Santos, em sua obra “Para uma Revolução Democrática da Justiça”, exalta que a revolução democrática do direito e da justiça só faz sentido se for incluído a democratização do Estado e da Sociedade. Existe a necessidade de uma reforma processual, de acessibilidade à Justiça, de inovação na gestão judiciária, de inovação na formação dos operadores do direito, de uma relação mais direta e transparente da justiça com os movimentos sociais, que assim permitirão uma aproximação mais eficaz do que se entende por justiça democrática.

                   Nesse sentido, é possível vislumbrar hoje, essa revolução pedida por Boaventura, na questão do Controle de Constitucionalidade, onde a pesar de todas as mudanças já existentes, ainda é notório a falta de independência do Judiciário no que diz respeito aos interesses da camada do Poder Público, em regra do Executivo.

                 O Controle de Constitucionalidade ainda é muito precário e circunstancial. Verifica-se ainda a necessidade de uma qualificação técnica e constante dos Juízes, bem como de uma rigorosa seleção de ingresso nos quadros da magistratura, por meio de concurso público, embora já existente, mas com necessidade de mais autonomia. A questão da hierarquia interna do Judiciário precisa ser respeitada de fato, é necessário maior participação dos conselhos, além de mais sessões públicas.

                A magistratura deve efetivamente ser independente, com atuação calcada nos interesses coletivos e da coletividade. Não há de se esquecer da transparência de todos os atos do Judiciário, bem como da partilha de poderes e maior participação de todos os envolvidos na tomada de decisões, incluindo a participação popular e de todos os agentes do sistema judicial, acabando de vez com a sistemática de decisões de cúpulas para serem cumpridas pelas bases, de cima para baixo, muitas vezes em discordância com a vontade popular.

             Os sinais de evolução estão acontecendo, pelas visíveis reformas legislativas que criam e aprimoram órgãos e estruturas administrativas, fiscalizatórias e correcionais, contudo, o Judiciário brasileiro precisa dessa revolução propriamente dita, principalmente nas concepções e mentalidades de seus integrantes, respeitando as vozes e anseios de todas as pessoas que integram a sociedade, para enfim caminhar rumo ao modelo verdadeiramente e integralmente democrático. 

                    Para fins de controle de constitucionalidade, o que importa é a supremacia formal da Constituição. Só haverá controle quando a Constituição for rígida. Se a Constituição for flexível (como no caso da Inglaterra),não há que se falar em controle de constitucionalidade.

                  Inconstitucionalidade é o ato que não incorrer em sanção (nulidade ou anulabilidade) por desconformidade com o ordenamento jurídico. Existem dois sistemas básicos de inconstitucionalidade: a teoria da “nulidade  absoluta da norma

Declarada  inconstitucional”  e a teoria da “anulabilidade da norma inconstitucional”.

                  O direito brasileiro adota o sistema norte-americano de nulidade absoluta da lei inconstitucional, mas mitiga o princípio da nulidade com outros princípios constitucionais: segurança jurídica e boafé.

                O direito brasileiro adota o sistema norte-americano de nulidade absoluta da lei inconstitucional, mas mitiga o princípio da nulidade com outros princípios constitucionais: segurança jurídica e boa-­fé. A cláusula da reserva de plenário só é exigida se a declaração for de inconstitucionalidade.

Em se tratando de declaração de constitucionalidade, não é preciso observar a reserva de plenário, podendo o próprio órgão fracionário julgar, em razão do princípio da presunção de constitucionalidade das leis.

               No Brasil a decisão que vincula é apenas a de controle concentrado. Para solucionar essa incoerência, foi instituída a resolução do Senado.

Por meio de uma resolução, o Senado suspende a execução de uma lei, estendendo a todos (erga omnes) uma decisão cujo efeito é apenas entre as partes.

Cuida- se de ato político discricionário do Senado que empresta eficácia erga omnes à decisão do STF proferida em caso concreto, adotado desde 1934.

                 Parâmetro é a norma com status constitucional com base na qual deve será realizado o controle de constitucionalidade. É n norma de referência. A CF/88 é dividida em três partes: Preâmbulo, Parte Permanente (art. 1º ao art. 250) e o ADCT.

De todas estas partes, a única que não serve de parâmetro para o controle é o Preâmbulo, porque não tem caráter normativo; não é considerado norma jurídica pelo STF2.

                  A parte permanente diz respeito aos princípios expressos e implícitos, podendo ambos servir de parâmetro.

                  Os princípios implícitos no texto da Constituição também servem como parâmetro para o controle seja da Parte Permanente, sejam do ADCT. Os tratados internacionais de direitos humanos aprovados por 3/5 em dois turnos de votação também servem como parâmetro, pois possuem status de norma constitucional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com