TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito positivo e direito natural. Início da história da lei

Seminário: Direito positivo e direito natural. Início da história da lei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Seminário  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

Passo (1) Equipe

Direito Positivo e Direito Natural. Início da História do Direito.

O Direito natural é a idéia intangível do direito, corresponde a uma justiça superior e anterior, vem da essência, sendo que suas fontes podem ser a natureza, a vontade de Deus ou a racionalidade dos seres humanos.

Deriva-se do que é correto, justo e tem como principio de que existe um direito comum a todos os homens.

Antes do surgimento das leis escritas o direito natural tinha o papel de regulamentar o convívio social dos homens, o direito natural é universal, pois seus preceitos são iguais para todos os seres humanos independente de suas condições culturais especificas, e não pode sofrer com a regionalização, e ele também é absoluto pois não depende de nenhuma autoridade que a positive e que lhe de o valor.

Uma norma jurídica natural tem sua validade simplesmente por que existe.

Outra resposta a questão do que é o direito natural segue o raciocínio religioso, como sendo a natureza obra de Deus, as normas do direito natural correspondem as regras criadas por Ele para reger o funcionamento da natureza, sendo assim seguir o direito natural é seguir a vontade divina, em forma de normas jurídicas reveladas ao ser humano.

E pela visão dos filósofos iluministas que o direito natural corresponde a descoberta da razão que se esconde na natureza.

O direito positivo se pode definir como conjunto de normas jurídicas escritas e não escritas, vigentes em um determinado território, podendo ser ele internacional, na relação entre os Estados, é a instituição de um sistema de regras e princípios que ordenam o mundo jurídico.

As suas principais características são, sua particularidade, mutabilidade, temporabilidade, o fato de ser posto pelo homem, estabelece o que é bom para

comunidade. É aquele que vigora ou em algum momento vigorou numa comunidade , por órgãos criadores do Direito.

E muitas vezes o direito natural acaba se transformando em direito positivo.

Passo (2) Equipe

Diferenças entre o direito natural e o positivo:

• O direito positivo é posto pelo Estado; o natural, pressuposto, é superior ao Estado.

• O direito positivo é válido por determinado tempo (tem vigência temporal) e base territorial. O natural possui validade universal e imutável (é válido em todos os tempos).

• O direito positivo tem como fundamento a estabilidade e a ordem da sociedade. O natural se liga a princípios fundamentais, de ordem abstrata; corresponde à idéia de Justiça.

Passo (3) Equipe

Identificar as principais diferenças entre o Direito Natural e Direito Positivo:

• Direito positivo resulta de ato de vontade, sendo, por isso, heterônomo por ser imposto pelo estado Lei, pela sociedade Costume, ou convencionado pela comunidade internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com