TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos de cidadãos absolutos

Exam: Direitos de cidadãos absolutos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Exam  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  267 Visualizações

Você acha que os Direitos do cidadão são absolutos, ou seja, não podem sofrer qualquer tipo de limitação? Exponha seus argumentos em, no máximo, 15 linhas.

Os direitos do cidadão não são absolutos e podem sim sofrer limitações. Isso porque todos temos direitos iguais perante a Lei e a justiça, devendo ser respeitados os direitos uns dos outros. Devemos ter consciência de que o direito de um acaba quando começa o do próximo.

Perante a Constituição Federal, todos temos direitos e garantias que devem ser cumpridas de maneira a auxiliar cada pessoa. Essas garantias estão relacionadas ao cumprimento de nossos direitos.

No caso do texto apresentado podemos exemplificar de maneira clara porque os direitos não podem ser ilimitados nem absolutos. Um homem que provoca uma lesão corporal em uma mulher, esta ferindo o direito de outra pessoa. Neste caso ele teve o seu direito de ir e vir proibido, pois casou mal ao seu próximo. Se a justiça lhe concedesse o habeas corpus, ela estaria sendo falha, pois não estaria protegendo o direito da vitima e as garantias imposta a ela.

Vendo dessa forma o direito do acusado seria ilimitado, podendo ele fazer qualquer coisa sem que houvesse uma punição para seus atos. Por outro lado, o direito que cabia a mulher (vitima), não estaria sendo cumprido de maneira correta, protegendo sua integridade física e moral dos atos injustificáveis do marido.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com