TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos humanos e cidadania

Por:   •  19/3/2016  •  Resenha  •  3.342 Palavras (14 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES

 DIREITO NOTURNO/2º SEMESTRE

DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO DO DIREITO I/2012

TRABALHO DE INTRODUÇÃO AO DIREITO II

Este trabalho foi realizado para a avaliação da disciplina de Introdução ao Direito II, do curso de Direito Noturno do 2º Semestre.

Acadêmico: Evandro M.

Santo Ângelo, RS, 12 de Junho de 2012.

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Introdução

      È uma exigência constitucional o respeito aos direitos humanos, devido a muitos acontecimentos tornou-se necessário ter noção da enorme importância para a humanidade e por sua efetivação e proteção. Este trabalho tem por objetivo oferecer os elementos básicos para a introdução da problemática dos direitos humanos; muitas são as discussões sobre o assunto, mas em algumas vezes podem ser prejudiciais á pratica dos direitos, colocando em duvida a validade de providências concretamente benéficas.

      A história nos ensina que determinados direitos tiveram o reconhecimento desde cedo, enquanto que outros foram incorporados mais recentemente, e outros ainda só agora começaram a merecer especial consideração; que é o direito do meio ambiente sadio.

      È muito importante ter bem claro a noção de cidadania, palavra que, em certo sentido, tem valor simbólico, restaurando a busca de uma sociedade sem discriminações, na qual direitos e deveres fundamentais devem ser iguais para todos.

      E através desse estudo pretende-se despertar o interesse pelos direitos humanos e a garantia que esses direitos sejam cumpridos de modo igual para todos os seres humanos, para poderem de ser felizes e viverem em paz.

  1. O que são direitos humanos

      A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana, sem esses direitos é como se a pessoa humana não existisse ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente de vida, o ser humano tem todos os direitos assegurados desde o nascimento, ou seja, direitos humanos significam que esses direitos correspondem a necessidades essências da pessoa humana, que são a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e outros direitos.

      Todas as pessoas são iguais, nenhuma é melhor ou pior que a outra, mas quando se refere á igualdade física, intelectual, psicológica; cada pessoa é individualmente diferente, cada um tem a sua personalidade, opinião própria, a maneira de ver as coisa diferentes; assim também cada grupo social tem cultura própria, que é resultado de condições naturais e sociais.

      Ao mesmo tempo em que as pessoas nascem iguais e com direitos iguais, elas são livres. Mas sofrerão influencias da educação que recebem do meio social que vive, acima de tudo deve ser respeitado á liberdade e o direito do ser humano, a não ser em casos para com aqueles que cometem crimes ou praticam atos que prejudiquem as pessoas ou a sociedade, devendo ter punição prevista numa lei prevista já existente, lembrando que o criminoso continua sendo uma pessoa humana.

      O ser humano é dotado de inteligência, consciência e vontade, têm uma dignidade que a coloca acima de todas as coisas da natureza; o respeito pela dignidade da pessoa humana deve existir sempre, em todos os lugares e de maneira igual para todos. No ano de 1948 a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu artigo I que “todos os seres humanos nascem livres em dignidade e direitos”. Se houver respeito aos direitos humanos de todos e também solidariedade no relacionamento entre as pessoas, com certeza as injustiças sociais serão eliminadas e o convívio entre as pessoas será melhor.

2. A cidadania e sua historia

      A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. A sociedade romana fazia discriminações e separava as pessoas em classes sociais; em primeiro lugar estavam os romanos e os estrangeiros, mas os romanos não eram considerados iguais, existia varias categorias; existiam os livres e os escravos, entre os livres estavam os patrícios e os plebeus, esses não possuíam direitos todos os cargos políticos. Somente os cidadãos ativos tinham direitos de participar dos mais altos cargos, mas as mulheres não possuíam a cidadania ativa.

      Com as revoluções que ocorreram ao longo do tempo os reis que reinavam no período do absolutismo começaram a perder seus privilégios, como ocorreu na Revolução Burguesa, mais tarde veio a Revolução Francesa, esse movimento foi muito importante porque contribuiu para que grande parte do mundo adotasse o novo modelo de sociedade, foi nesse momento que nasceu a moderna concepção de cidadania, que surgiu para firma a eliminação de privilégios, mas que, pouco depois foi utilizada exatamente para garantir a superioridade de novos privilegiados. As mulheres também tiveram importante participação nos movimentos políticos e sociais da Revolução Francesa.

      Em 1789 foi publicada pelos revolucionários franceses uma proclamação intitulada “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, com propósito universal, afirmando a liberdade e a igualdade como direitos de todos e enumerando outros direitos também considerados fundamentais. Essa Declaração foi muito importante porque exerceu grande influencia sobre muitos movimentos políticos e sociais que visavam á conquista da liberdade para os indivíduos e os povos; mas a grande parte desses direitos ficaram só na teoria.

3.Direitos e deveres da cidadania

      A cidadania expressa um conjunto que da á pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo; quem não tem cidadania esta excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo. A Constituição brasileira de 1988 assegura aos cidadãos brasileiros alguns direitos como: o de votar para escolher os representantes no legislativo e no executivo, o direito para se candidatar para esses cargos, também de apresentar projetos de lei, por meio de iniciativa popular, participar de plebiscito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com