TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos humanos e cidadania

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 11

      [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Direitos Humanos e Cidadania

Curso: Tec Seg Pública

Professor: José Dimas Davila Maciel Monteiro

Nome do aluno: Rogério da Silva Reis

Data: 29/03/2013

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A partir da compreensão sobre Ética, Direitos Humanos e Cidadania obtida através do estudo das unidades de nossa disciplina, siga os procedimentos abaixo, para a elaboração da Avaliação a Distância.

Parte1

  1. Pesquise em livros, revistas, jornais ou Internet, formas de violação dos direitos humanos.

        No Brasil, uma das principais causas da violação dos direitos humanos, continua sendo a violência policial. É bem verdade que muitas dessas policias utilizam práticas abusivas sistematicamente, sem falar nas condições precárias de nossas prisões. Direitos humanos, sofrem ameaças e ataques nas áreas rurais diante aos conflitos de terra que são permanentes.

        Já em áreas metropolitanas do pais, mais especificamente nas favelas, os moradores são flagelados pela violência, incitada e exercida por policias arbitrárias, milícias armadas algumas ligadas a policia e principalmente grupos criminosos.

        Dados antigos, nos mostram um pouco dessa violação dos direitos humanos em grande escala, onde por exemplo foram mortas 694 pessoas nos primeiros seis  de 2007, somente no Rio de Janeiro, em situações como ''resistência seguida de morte". Esta  violência é comum também no estado de São Paulo onde no mesmo período os policiais mataram 201 pessoas.

        Alguns relatórios apontam prisões como locais de extorsão, intimidação e até mesmo tortura. As autoridades justificam esses atos como fatos inevitáveis para combater taxas de crime muito elevadas, além, do mais esta prisões encontram-se em condições sub-humanas onde predomina a violência. Com base no Departamento Penitenciário Nacional, as prisões tinham 419 mil presos em junho de 2007, quando a capacidade do sistema é de aproximadamente 200 mil presos.

        Nas áreas rurais, o trabalho forçado continua a ser um grande problema, após a criação de unidades móveis para monitorar as condições de trabalho em áreas rurais, 26 mil trabalhadores foram libertados do trabalho escravo. Ainda nas áreas rurais, a disputa por terras são motivos de ameaças, ataques violentos e matanças aos povos indígenas e os trabalhadores rurais, onde em 2006, 39 pessoas foram mortas e 917 foram presas em conflitos rurais.

        A questão da impunidade, esta diretamente relacionada a violação dos direitos humanos, em 2004, o governo brasileiro aprovou uma emenda constitucional que federaliza os crimes contra os direitos humanos, permitindo que determinadas violações sejam transferidas dos estados para o sistema federal de justiça.

  1. Publique sua pesquisa na ferramenta exposição, não se esquecendo de inserir a fonte de pesquisa (referências).

Parte 2

  1. Formule neste arquivo do Word, um texto (mínimo 30 linhas), cujo tema seja: “A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos”, onde entre outros aspectos você deverá destacar:

 

- o conceito de ética;

- a diferença entre moral e ética;

- a relação entre educação e ética;

- as aplicações práticas da ética na esfera pessoal e social: valores, exercício da vontade, liberdade, punição, consciência;

- as aplicações práticas da ética na esfera profissional: ética empresarial, responsabilidade social, códigos de ética;

- os desafios e dificuldades no exercício do comportamento ético;

- a relação entre ética e direitos humanos;

- o direito natural e o direito positivo;

- as dificuldades de implementação dos direitos humanos na sociedade atual;

- a violação dos direitos humanos.


A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos.

        O costume refere não a valores ou idéia de “certo e errado”, mas a comportamentos, que são seguidos sob medo de sanção social, ou seja, sob pena de sermos mal vistos, mal tratados ou mal falados  pelas pessoas em volta. Seguimos às vezes um costume até mesmo se ele for contra nossa idéia do que seja moral, só para que não sejamos censurados pela sociedade. Costume seria o comportamento enquanto a ética é a ciência dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano diferenciando assim uma da outra.

        Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.

        Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral (entendida como "costume", ou "hábito", do latim mos, mores), mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluía a maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na físicametafísica,  na lógica e nem na retórica. Porém, com a crescente profissionalização e especialização do conhecimento que se seguiu à revolução industrial, a maioria dos campos que eram objeto de estudo da filosofia, particularmente da ética, foram estabelecidos como disciplinas científicas independentes. Assim, é comum que atualmente a ética seja definida como "a área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas" e busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Neste sentido, ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana e a moral é a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do Bem e do Mal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (394.8 Kb)   docx (415.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com