TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos humanos e fundamentais

Por:   •  14/3/2018  •  Seminário  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Perguntas

1)É notável após a leitura do texto, UMA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS, de Lillith Abrantes Bellinho, que os direitos humanos sofreram uma grande mudança após a segunda guerra mundial, a que fatores que se podem atribuir essas mudanças?

2) Sobre as mudanças sofridas nos direitos humanos após a segunda mundial assinale a alternativa incorreta.

  1. Os direitos humanos saíram de um âmbito interno de cada nação e se tornou algo internacional
  2.  A criação da ONU em 1945 foi uma medida contra as atrocidades e holocausto ocorridos durante a segunda guerra mundial.
  3.  Nos tempos modernos foi constatado que os Estados são os maiores violadores dos direitos humanos.
  4. A liberdade individual e os direitos fundamentais não foram mais preocupações dos direitos humanos na modernidade.
  5. A conferencia de Viena de 1993 legitimou a noção de indivisibilidade dos direitos humanos.

Respostas:

  1. Uma concepção contemporânea dos direitos humanos surgiu após a segunda guerra mundial, isso ocorreu devido as atrocidades que aconteceram nesse período, onde se notou que estados ditatórias como o nazismo alemão, o fascismo italiano e o comunismo soviético, foram percebidos como os principais violadores dos direitos humanos. Em 1945 foi criada a ONU, um órgão que é independente de qualquer Estado e não possuí  nenhum país a “coordenando” e  que é diretamente associada com os direitos humanos, logo após a criação da ONU, em 1948 a Declaração Universal dos direitos humanos trouxe um novo parâmetro para esses direitos, eles deixaram de ser algo individual de cada país e vieram a ser algo Universal, que teoricamente seria aplicado a todos países, indo contra a soberania estatal de grandes ditaduras. Na visão de André de Carvalho Ramos os direitos humanos universais estão diretamente ligados ao direitos fundamentais e a liberdade individual de cada pessoa, onde a pessoa seria livre pra escolher seu modo de vida e não seria obrigada e oprimida a viver a cultura de seu povo. Em 1993 a declaração de Viena foi criada para justamente esquematizar os direitos humanos e fundamentais onde seria de mais fácil compreensão de todos e a tentativa de fazer mais países a assinaram a declaração dos direitos humanos, pois muitos países com uma característica ditatorial ao redor do globo não aceitaram a assinar o tratado na época. Então pode-se concluir que a segunda guerra mundial foi a grande divisora de águas onde se trata de direitos humanos, pois ela os universalizou e os tornou de mais ampla divulgação, permitindo assim mais pessoas ao redor do mundo lutarem pelos seus direitos fundamentais e sua liberdade individual.  

2)

  1. Verdadeira,  os direitos humanos se tronaram internacionais após a segunda guerra mundial, isso ocorreu pois os estados autoritários ignoravam totalmente os direitos de sua população, e não se submetiam a nenhum tipo de filtro internacional.
  2. Verdadeira, a criação da ONU foi importante pois ela é um órgão que não está submetido há nenhum pais, assim seria uma medida mais eficaz quando estados autoritários, pois uma intervenção contra estados que descumpriam os direitos humanos ficaria mais eficaz.
  3. Verdadeira,  Conforme a pag.11 do texto de Lillith, após uma analise de Noberto Bobbio, mostra-se que os Estados por não estarem submetidos a nenhuma convenção internacional os ignorava e faziam sua população muitas vezes viverem uma condição sub humana sem nenhum respeito a liberdade individual.
  4. Incorreta, os direitos fundamentais e as liberdades individuais são uma grande preocupação dos direitos humanos contemporâneos, pois as recentes ditaduras da segunda guerra mundial causaram um grande prejuízo nessa área, calando completamente a população e eliminando todos que eram considerados rivais de seus regimes.
  5. Verdadeira, a conferência de Viena de 1993 foi um grande passo dos direitos humanos na atualidade , pois  ele consolida a idéia de indivisibilidade dos direitos humanos, mostrando que eles são pessoais de cada individuo e que se deve respeita-los independente de forma de governo, religião e cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (299.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com