TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dirreitos trabalhistas

Por:   •  4/11/2015  •  Artigo  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

A CONQUISTA DOS DIREITOS TRABALHISTAS

O direito do trabalho surgiu como frutos de muitas lutas sociais pela preservação da dignidade humana. Com a revolução industrial ocorrida no século XVIII, o homem alterou a forma de trabalho, que deixou de ser artesanal para produção industrial.

        O êxodo do campo para os grandes centros urbanos  aumentou as necessidades de consumo e a oferta de emprego, fazendo com que a classe burguesa contratasse trabalhadores pelo preço que quisesse pagar, sem direito a descanso.

A partir  das revoltas sociais decorrentes dos abusos contra os trabalhadores , começa a luta de classes por direitos trabalhista. Surge então a regras  trabalhistas ratificadas pelos Estados e conjuntamente com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), que  reuniu em seu bojo princípios norteadores que iriam regular as leis trabalhistas em todos os países.

        A OIT  foi criada para estabelecendo diretrizes para erradicação do trabalho escravo, tendo como princípio, a dignidade da pessoa humana.

O Brasil, na CRFB/88, buscou tecer regras jurídicas para proteção do trabalhador. A CLT trata dos direitos trabalhistas .  Além desses dois importantes instrumentos jurídicos, existem legislações infraconstitucionais que também regulam o trabalho no Brasil, como o trabalho da mulher, da criança, do jovem aprendiz, do deficiente, dentre outros.

A  diminuição da pobreza é um dos objetos da OIT a fim de reduzir as desigualdades sociais, e somente com ações sociais para diminuir esse fosso social, que haverá erradicação do trabalho subhumano, em que as regras trabalhistas não são respeitadas.

Somente através de medidas repressivas, por parte do governo, que a exploração do trabalho , poderá um dia chegar a seu fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com