TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disertação Oréstia

Por:   •  25/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

1 – Faça um resumo do livro

Oréstia é uma trilogia composta pelas peças Agamênon, Coéforas e Eumênide.

Na primeira parte da peça Agamênon inicia-secom o rapto de Helena por Páris, depois de este ter sido acolhido pelo seu marido Menelau. Páris desrespeitou o dever da hospitalidade do seu anfitrião. Como forma de restaurar e castigar essa ofensa ao deus Zeus, Agamémnon, irmão de Menelau, reúne uma frota para recuperar Helena e trazê-la de volta à Hélade. Mas os deuses envolvem-se nesse empreendimento e começam a surgir contrariedades que põem em causa o futuro da expedição. Ártemis exige o sacrifício da filha de Agamémnon, Ifigénia, para a armada poder partir. Agamémnon vive um dilema único: sacrificar a sua filha ou faltar aos deveres e às obrigações de um chefe militar. Ele então sacrifica sua filha Ifigénia e a armada parte e Agamémnon, após dez anos intensos de luta, conquista a cidade de Tróia e arrasa-a com excessos.

Com a notícia da morte de Ifigénia sua mãe Clitemnestra, junto com a ajuda do seu amante Egisto, pretende matar seu marido. Recebendo-o com honrarias dignas de Deuses, tecendo elogios e com tapetes púrpuras, Clitemnestra começa então a executar a trama para o assassinato. Cassandra, escrava preferida de Agamémnon, dote recebido pela guerra, prevê a morte de Agamémnon e a própria, se recusando a entrar, possuída pela maldição do deus, fala para a cidade o cheiro de sangue que tem aquelas paredes pelos futuros e antigos crimes que se fizeram ali. Ouvem-se os gritos lancinantes de Agamémnon a ser barbaramente assassinado pela esposa que exibe os cadáveres na varanda do palácio.Desorientado com tamanha desgraça, Orestes filho de Agamémnon manifesta vingança e é exilado.

A segunda parte da peçaCoéforas, conta a história da volta de Orestes, filho de Agamênon, que estava exilado após a morte do pai, volta orientado pelo deus Apólo com o intuito de vingar a morte do pai dez anos mais tarde.Orestes passa a ser movido pela persuasão do deus Apolo e pelas Erínias paternas que clamam por justiça. Orestes regressa a Argos, como estrangeiro, com seu amigo Pílades. Clandestinamente visita o túmulo interdito e abandonado de seu pai e, por um acaso, encontra no local um grupo de escravas troianas de Clitemnestra e, entre elas, no meio do maior sofrimento, sua irmã Electra. Então ele é ajudado por sua irmã, Electra, que era mantida como serviçal no sótão do castelo pela sua mãe, Clitemnestra. Anuncia-lhes o pacto com Apolo e com Pílades apresentam-se na porta do palácio, quais estrangeiros, em busca de hospitalidade. São recebidos por Clitemnestra a quem trazem notícias da morte de Orestes. Entram e como o apoio das escravas, Orestes e Electra vingam a morte do pai, matando Clitemnestra e Egisto. O amante dela também é morto por Orestes com a ajuda de Electra e do deus Apolo.Contudo, ao cometer o funesto matricídio, os papéis se invertem, com muito remorso Orestes fica louro e é atormentado pelas Eríneas entidades arcaicas que eram vingadoras da sua mãe. Orestes é tido como criminoso e passa a ser perseguido incessantemente pelas Eríneas maternas. Ele enlouquece e agora, ele se torna alvo da lei de talião. Por isso, ele foge.

A terceira parte da peçaEuménides. Apolo promete protegê-lo da ação das Erínias vingadoras. O deus aconselha-o a pedir auxílio à deusa Atena. O espectro de Clitemnestra vem fustigar as Erínias adormecidas, exigindo vingança sobre o filho. Orestes chega ao templo de Atena e esta decide levar a questão a tribunal. É acolhido pela deusa e defendido por Apolo contra as Erínias.E um novo tribunal é constituído. O julgamento do caso Orestes e Clitemnestra, representados no tribunal por deuses é, curiosamente, feito por homens, selecionados e presididos por uma deusa nova (Atena).Sendo as partes do processo os antigos e novos deuses, o resultado é um empate. Neste caso, mandava a lei que se favorecesse o réu. Orestes é assim absolvido e as Erínias, uma vez amansadas, são transformadas em deusas benévolas (Euménides).

2 -Identificar no texto questões relacionadas ao problema da justiça.

A trilogia de Oréstia é um novo sentido de como fazer valer a justiça, a melhor forma é criar um direito na base da razão. A implantação do tribunal Ateniense que se fez valer por votos com o uso da retórica para que assim estabelecesse argumentos lógicos ea Libertação de Orestes proporcionou acontecimentos muito importante, pois mostrou uma nova forma de se julgar crimes de sangue, punir por atos vingativos já não era é a melhor opção, chega o fim da lei do talião, do olho por olho dente por dente.

“Aquele que manchar com vilezas de lama a fonte límpida da Justiça não terá mais onde beber”

A cidade e seus cidadãosassumem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com