TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMENTA: INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. CONCEITO. EVOLUÇÃO. AUTONOMIA. PRINCÍPIOS ORIENTADORES DO PROCESSO DO TRABALHO

Por:   •  17/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 11

EMENTA: INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. CONCEITO. EVOLUÇÃO. AUTONOMIA. PRINCÍPIOS ORIENTADORES DO PROCESSO DO TRABALHO.

AULA 1

  1.  Conceito de Processo do Trabalho

Segundo Amauri Mascaro, o Processo do Trabalho é “o ramo do direito processual destinado a solução judicial dos conflitos trabalhistas”. Mauro Schiavi vai além e diz que o processo do trabalho “é o conjunto de princípios, normas e instituições que regem a atividade da Justiça do Trabalho, com o objetivo de dar efetividade à legislação trabalhista e social, assegurar o acesso do trabalhador à Justiça e dirimir, com justiça, o conflito trabalhista”.

  1. Autonomia do Processo do Trabalho

Para a apreciação acerca da autonomia de determinado ramo do direito, é imprescindível a verificação da existência de princípios próprios, legislação específica, razoável número de estudos doutrinários a respeito e um objeto próprio.

Existem 03 (três) posições doutrinárias acerca do tema:

  1. Teoria Monista: Sustenta que o direito Processual do Trabalho não tem autonomia perante o direito Processual Civil, posto que não apresenta princípios próprios, utilizando todos os princípios do Processo Civil, embora reconhecidamente existam algumas peculiaridades próprias no que se refere ao seu procedimento – Valentim Carrion e Jorge Luiz Souto Maior.
  2. Teoria Dualista: Entendem que o direito Processual do Trabalho tem autonomia diante do direito Processual Civil e também do direito material do Trabalho, posto que possui normas (CLT e Lei 7.701/88) e princípios próprios, vasto estudo doutrinário e objeto próprio de estudo – Carlos Henrique Bezerra Leite, Sergio Pinto Martins, Mauro Schiavi, etc.
  3. Autonomia Relativa: Os autores que sustentam a idéia de autonomia relativa do processo do trabalham, fundamentam sua tese na aplicação subsidiária do direito Processual Civil na fase de conhecimento (art. 769 da CLT) e da aplicação da lei de Execuções Fiscais na fase de execução (art. 889 da CLT).

2. Princípios Peculiares do Direito do Trabalho

2.1 – Princípio da Proteção

Tal princípio deriva da própria razão de ser do processo do trabalho, o qual foi concebido para realizar o Direito do Trabalho, sendo este ramo da árvore jurídica criado exatamente para compensar a desigualdade real existente na realidade socioeconômica com uma desigualdade real existente entre empregado e empregador, naturais litigantes deste ramo da justiça. Exemplos são encontrados no artigo 844 e no 899, § 4º, ambos da CLT.

2.2 – Princípio da Informalidade

Indica que o sistema processual trabalhista é menos burocrático, mais simples e mais ágil que o sistema do processo comum, com linguagem mais acessível ao cidadão não versado em direito, bem como a prática de atos processuais ocorre de forma mais simples e objetiva, propiciando maior participação das partes, celeridade no procedimento e maiores possibilidade de acesso à justiça ao trabalhador mais simples. Exemplos: Petição Inicial e Contestação verbais – arts. 840 e 846 da CLT. Recurso por simples petição – art. 899 da CLT. Jus Postulandi – 791 da CLT. Linguagem mais simplificada.

2.3 – Princípio da Conciliação

Encontra-se disciplinado no artigo 764 e 831 da CLT .  No procedimento comum ordinário trabalhista existem dois momentos em que a conciliação é obrigatória conforme artigo 846 e 850 da CLT e, por fim, ainda no § único do artigo 831 do referido diploma legal.

2.4 – Princípio da Oralidade

É extraído de quatro outros princípios: Imediatidade; identidade física do juiz; concentração e irrecorribilidade imediata das decisões interlocutórias.

Encontra amparo legal no artigo 840, § 2º da CLT e no artigo 2º. § 3º da lei nº 5.584/70.

É a prevalência da palavra falada pela palavra escrita. No processo do trabalho, precisamente na audiência (concentração) o atos processuais são praticados de forma oral, a saber: defesa, requerimento de impugnação, razões finais.

2.5 – Princípio da Concentração dos Atos

Sustenta que os atos processuais devem ser praticados em um único momento, via de regra na audiência UNA, objetivando dar maior celeridade e eficácia ao processo do trabalho.

Exemplo: Art. 849 da CLT (rito ordinário)

                Art. 852-C da CLT (rito sumaríssimo)

2.6 – Princípio da Irrecorribilidade das Decisões Interlocutórias.

        

No processo do trabalho, por força do disposto na Súmula 214 do TST c/c §1º do art. 893 da CLT, as decisões interlocutórias, aquelas que decidem questões incidentes, sem encerrar o processo, não são passíveis de recurso de imediato, podendo tão somente serem questionadas quando do recurso cabível em sede de decisão definitiva.

2.7 – Princípio da Subsidiariedade

A CLT dispõe em seu art. 769 que o Código de Processo Civil será aplicada ao processo do trabalho na fase de conhecimento, desde que haja omissão e a norma aplicada não seja incompatível com as normas contidas na CLT.

Na fase de execução, o art. 889 da CLT determina que nos casos omissos será aplicado a Lei de Execução Fiscal, e posteriormente o Código de Processo Civil.

2.8 – Princípio da Finalidade Social

As características peculiares da relação laboral, as desigualdades (econômica, social) entre empregador e empregado justificam a aplicabilidade de tal princípio que, entre outros aspectos, propõe a quebra do princípio da isonomia entres as partes permitindo ao juiz uma atuação mais ativa, auxiliando o trabalhador em busca de uma solução justa, bem como para que o juiz corriga injustiças ao sentenciar, com base inclusive no artigo  5º da LICC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com