TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA COM PROFISSIONAL INSERIDO NA ÁREA JURÍDICA

Por:   •  31/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

Entrevista semi estruturada com profissionais inseridos na área jurídica, podendo ser psicólogos, assistentes sociais ou cargos que estejam em contato direto com processos de avaliação psicológica no campo jurídico.

a) Qual é a sua função?

Resposta: Psicologia escolar e hospitalar.

b) Há quanto tempo está inserida neste cargo?

Resposta: O tempo varia. No ramo da psicologia escolar, há a 01 ano. Já no ramo hospitalar, estou apenas há 01 mês.

c) Qual foi sua trajetória profissional? Onde se formou e depois quais foram os passos depois de formada?

Resposta: Assim que me formei na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, capital, no ano de 2011, me mudei aqui pra cidade, onde comecei a trabalhar no CREAS e na casa abrigo do menor, onde permaneci por 02 anos. Após esse tempo, novamente me mudei, agora para o Mato Grosso, estado onde abri uma clínica.

No início do ano de 2014, eu retornei aqui para a cidade, juntamente com a minha família, e logo que cheguei comecei a trabalhar na FAFRAM, e esse ano na Santa Casa.

d) Poderia nos contar detalhadamente qual é a sua rotina de trabalho?

Resposta: Sim, claro.

No período da manhã, na FAFRAM.

Realizo atendimento com alunos e funcionários, integração entre funcionários e orientação para entrar no mercado de trabalho (criação e manejo de currículos, assessoria especial em entrevistas e etc).

Ao resto do dia, exerço minhas funções na Santa Casa, onde atendo funcionários e pacientes, dou apoio aos familiares dos que pacientes que se encontram em estado grave, integração, auxílio psicológico aos pacientes da hemodiálise e etc.

e) Gostaríamos de saber qual são os principais obstáculos no exercício de sua função?

Resposta: Existem muitos, mas os principais deles são: A falta de valorização profissional, e o grande preconceito que o psicólogo ainda enfrenta na sociedade. Infelizmente, até nos dias de hoje, existe uma grande resistência por parte das pessoas que buscam informações ou até tratamentos sobre algum processo de psicoterapia.

f) Poderia nos contar algum fato ocorrido, sem declarar nomes, de algo que mais te marcou no exercício de sua profissão?

Resposta: Aconteceu quando trabalhava na Casa Abrigo do Menor aqui na cidade mesmo, um caso marcante, onde uma jovem de 16 anos que estava grávida, abortou por falta de cuidados do responsável( que no caso era a mãe, alcoólatra).

A mesma jovem que perdeu o bebê, já havia sido recolhida ao abrigo quando criança, pelo mesmo alcoolismo da mãe. Era nítido o sofrimento sofrido por ela.

g) Se você pudesse fazer algo diferente no exercício da sua profissão e o que faria?

Resposta: Se eu pudesse, tentaria inserir a Psicologia em todos os âmbitos profissionais e vivacionais.

h) Acredita que o campo do direito está passando por mudanças? Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com