TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ANÁPOLIS / GO

Por:   •  29/10/2017  •  Exam  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ANÁPOLIS / GO

PROCESSO Nº XXXX

JOÃO PINHO, já qualificada, por seu advogado, nos termos da procuração anexa, com escritório na Rua “A”, Nº 1, Centro, Anápolis / GO, onde recebe intimações (e-mail josedasilva@hotmail.com), no autos do processo que lhe move a empresa XYZ, vem a este juízo, oferecer:

CONTESTAÇÃO

1 - Dos fatos:

O autor, alega que o réu e fiador em um contrato de locação onde o autor é locador e o locatário é o Sr. Mario Vargas, onde o mesmo está inadimplente desde 06 de abril de 2014. O locatário propôs em 9 de julho de 2015 ação de despejo e foi julgado procedente em 25 de novembro de 2016 e a mesma se encontra em fase de execução para cobrança dos aluguéis na 2ª Vara Cível de Anápolis/GO.

O autor alega que o réu possuía 3 imóveis até 05 de janeiro de 2012 que somados equivaleriam R$ 320.000,00, e que cobririam os débitos do locatário, porem que em 06 de janeiro de 2012 o réu efetuou com a concordância de ambas as filhas, a doação de 2 imóveis para cada uma das filhas, a consequência desta doação, é que o patrimônio do réu (fiador), não cobrem mais os débitos do locatário. Por fim, pediu para que seja anulado o negócio jurídico referente a doação dos 2 imóveis para as suas filhas.

Em síntese, os fatos.

2 – Preliminarmente/Da incompetência do Juizo

Considerando que a presente ação não deveria ser proposta neste foro, em virtude de ser um contrato pessoal. A ação deveria ser proposta no foro de domicilio do réu, assim atendendo regra geral que dispõe o art. 46 CPC/15.

Diante do exposto, requer o réu que seja declarada a incompetência do foro, e que seja remetido ao juízo pertencente ao foro de domicilio do réu na cidade de Goiânia/GO.

3 – Prejudicial do Mérito

Considerando nos fatos, a autora impetrou ação anulatória em 8/11/2016, contudo, a doação dos imóveis ocorreu em 06/01/2012 (copia do contrato de doação anexo), ou seja a mais de quatro anos.

O prazo para anulação de negocio jurídico conforme o Código Civil em art. 178 em seu inciso II, traz que o prazo de decadencial para pleitear a anulação de negocio jurídico é de 4 anos.

Diante do exposto, requer o réu que seja declarada a  intempestividade da ação, pois a mesma já se encontra decadente e que seja extinto o processo com resolução do mérito nos termos do art. 487, II do CPC/15.

4 – Do Mérito

Considerando que o réu fez a doação como gesto de costume e carinho com quem, os pais tem com seus filhos, não tendo a intenção de se desfazer de seu patrimônio a fim de preservá-lo de um possível ação, haja visto que o mesmo já tinha comunicado a autora que não renovaria o contrato de fiança.

No caso aconteceu mera antecipação de herança de um pai para com suas filhas.

Considerando o acima, não há que se falar em anulação de negocio jurídico, pois foi feito como gesto de carinho de um pai, devendo assim ser declarado improcedente o pedido de anulação do negócio jurídico.

5 – Dos Pedidos

5.1 – O acolhimento das preliminares nesta peça, devendo ser reconhecido a incompetência desde juízo para análise desta ação.

5.2 – O acolhimento da prejudicial do mérito conforme comprovado a decadência e que seja extinto o processo com resolução do mérito nos termos do art. 487, II do CPC, ou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com