TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enunciado - caderno e revisão

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  1.596 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA_ CÍVEL DA COMARCA DE BELO HORIZONTE- MG

        JOANA, estado civil..., profissão..., inscrita no CPF/MF sob o número..., com endereço eletrônico..., residente e domiciliada..., Belo Horizonte – MG, vem por seu advogado com procuração em anexo, propor AÇÃO DECLARATORIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO cúmulado COM PEDIDO DE INDENIZAÇÃO , com fundamento nos artigos 318 e 319 do CPC e com pedido de TUTELA PROVISÓRIA ANTECIPADA DE URGÊNCIA, conforme artigo 300 do CPC , em face de TOP SAÚDE Ltda, inscrita no CNPJ sob o número..., com endereço eletrônico..., sede situada na rua..., Rio de Janeiro- RJ, pelos seguintes fatos a seguir expostos:

  1. DOS FATOS

A Autora da presente demanda, recebeu uma notificação da Empresa Top Sáude , na qual inforvama que haveria 3 mensalidades em atraso.

No entanto, a verificar os recibos em sua residência, achou as parcelas pagas das referidas cobranças e as enviando via fax para a Ré, para que fosse resolvida a presente questão, por sua vez, seu plano não sendo cancelado, a Autora acreditou que a questão estava resolvida.

Desta forma, a Autora, tentou comprar um movél em uma determinada Loja, o qual seria pago na modalidade finaciamento, mas o negócio foi frustrado, pois seu nome estava inscrito no cadastro de maus pagadores pela Ré, em virtude das referidas 3 parcelas, no valor de R$ 2.800,00 ( dois mil e oitocentos reais).

Entretanto, não sobrando alternativa, se não, proceder com a presente demanda, com o intuito de solucionar o problema.

  1. DO DIREITO

A presente demanda, versa de uma relação CONSUMIDOR X FORNECEDOR, por existir essa relação utilizará como base o Código de Defesa do Consumidor para supri os efeitos juridicos.

        A Autora é consumidora, porque fez um contrato de plano de saúde com a Ré, desta forma a autora é uma destinatária final, como dispõem o artigo 2º do CDC. Já a Ré e fornecedora, por ser uma prestadora de serviço, desta forma caracterizando o que dispõem o artigo 3º do CDC.

Como a Autora, foi colocada no cadastro de maus pagadores, indevidamente pela Ré, desta forma a autora tem o direito da repetição de indébito, pelo valor igual do dobro que pagou em excesso, acrescido de correção monetaria e juros legais, confome artigo 42, paragrafo único do CDC.

A Ré deve responder pelas lisuras em suas cobranças, tomando portanto, todas as medidas cabíveis para evitar prejuízos ao consumidor. É clara a falha de procedimento da empresa ao cobrar dívida inexistente, devendo, portanto, assumir pelos danos decorridos e, ainda, ser penalizada a fim de reincidir ao mesmos erros com outros clientes.

Nesse aspecto, o artigo 186 do CC, traz o fundamento de ato ilícito:

“Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.”

Lembrando que o CDC é claro em seu artigo 6º, onde refere-se dos direitos básicos dos consumidores, sendo um desses direitos, a efetiva prevenção e reparação de danos morais e patrimoniais, no entanto devendo ser reparado pela Ré.

Desta forma, é totalmente possível, o Autora cumular pedidos de repetição de indébito com indenização por danos morais caracterizados pelos fatos narrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com