TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escravismo

Por:   •  21/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

Há presente redação nos trás em seu conteúdo, um breve relato sobre o inicio da escravidão no Brasil, que se iniciou pelos portugueses transformando os indígenas que no Brasil habitava em seus escravos, e assim que começou a faltar mão - de- obra começaram a explorar o continente africano, e seus escravos  vinham em navios negreiros e eram maltratados o percurso inteiro.

A escravidão brasileira foi erradicada em 13 de Maio de 1888, com a assinatura da lei Áurea, porém atualmente temos muitos casos dessa atitude, principalmente nos estado do Amazonas e Acre, pois são um estado com IDH baixo, e nos traz os principais órgãos de combate a essa exploração humana ilegal, veremos adiante:

Trabalho X Dignidade, a batalha de séculos.

Trabalho escravo no Brasil Colônia e o Trabalho escravo no Brasil Contemporâneo

A prática do escravismo é tão antiga quanto à própria civilização humana. No período Colonial a escravidão no Brasil se deu por meio dos portugueses que depois da descoberta do Brasil, decidiram colonizar as terras tupiniquins. Foi ai então que surgiu-se a escravidão no Brasil, que se iniciou com a escravidão indígena, por sua resistência ao trabalho compulsório, os português tiveram que procurar mão-de-obra em outro local, e então foi ai que começaram a exploração do continente africano.

Os escravos vindos da África eram maltratados desde a viagem em navios negreiros, onde eram acorrentados nos porões, e quando chegavam eram submetidos a trabalharem quatorze a dezesseis horas por dia, recebiam trapos de roupas, e alimentação precária, passavam as noites em galpões escuros, úmidos, denominados de senzalas. Esses escravos eram pertencentes a barões, e trabalhavam em fazendas de café, cana-de-açúcar, e fazia todas as tarefas possíveis no campo e na cidade.

A escravidão no período colonial era permitida, o custo para a aquisição de mão-de-obra era caro, então apenas quem tinha muito dinheiro poderiam adquirir, os lucros eram baixos, pois havia custos com a manutenção dos escravos, a mão-de-obra era escassa, dependia de tráfico negreiro, prisão de índios ou reprodução, a cor da pele era relevante para a escravização, para se manter na ordem os escravos eram ameaçados, sofria violência psicológica, coerção física, punições exemplares e até assassinatos.

A assinatura da lei Áurea, em 13 de maio de 1888, decretou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sob outra. Porém atualmente a escravidão vem sido remodelada, mesmo sendo proibida por lei, ela não foi completamente extinta.

A nova escravidão é mais vantajosa para os empresários que a da época do Brasil Colônia, pelo menos no ponto de vista financeiro e operacional. A maneira mais encontrada de escravidão no pais é a da servidão,ou “peão”, por dividas. Dessa forma a pessoa trabalha, para saldar uma conta, que nunca tem fim, pois o valor do serviço executado para o abatimento da conta não são claramente definidos.

No campo, geralmente os aliciadores, a serviço de fazendeiros em zonas de expansão agrícola, recrutam trabalhadores para derrubar matas nativas e semear o solo. Entre as falsas promessas estão o transporte gratuito até a fazenda, um salário digno, além de alojamento e alimentação por conta do empregador.

A escravidão contemporânea é proibida por lei, o custo de aquisição é baixo, pois não há compra e muitas vezes gasta-se apenas com o transporte, os lucros são altos, se alguém ficar doente pode ser mandado embora, sem nenhum direito, a mão-de-obra é descartável, pois a um grande numero de trabalhadores desempregados, as diferenças étnicas são pouco relevantes, qualquer pessoa pobre e miserável são os que se tornam escravos, independente da cor da pele, para se manter na ordem os escravos sofrem ameaças, violência psicológica, coerção física, punições exemplares a até assassinatos.

Mesmo com o passar de séculos, milênios, a escravidão ainda permanece, sofrendo mudanças de acordo com o seu período atual, porém em sua essência continua sempre com a idéia de escravidão que era no período colonial.

O Futuro do Trabalho no Brasil

O atual estagio do combate ao trabalho escravo

A erradicação do trabalho análogo ao de escravo é hoje um dos principais objetivos da agenda brasileira de promoção dos direitos humanos. Porém há uma grande controvérsia no Legislativo sobre o conceito de trabalho análogo ao de escravo, sendo assim uma contribuição para a impunidade dos responsáveis pela manutenção do mesmo, identificada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como um dos principais impedimentos à erradicação do escravismo contemporâneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com