TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Escravismo Brasileiro - Décio Freitas

Casos: Resenha O Escravismo Brasileiro - Décio Freitas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 4

O Escravismo Brasileiro

Décio Freitas

Décio Freitas em um impasse histórico, começa problematizando sobre a escravidão, argumenta que se a solução do problema da evolução histórica dependesse das contradições internas ,a escravidão em geral e o modo de produção escravista em particular seriam à históricos e jamais teriam desaparecido , nenhum sistema escravista teve classe revolucionária, nenhum se deu em virtude de uma evolução interna. O sistema escravista representava uma exceção a lei histórica segundo qual as mudanças sociais se originam nas contradições internas da sociedade, a superação escravista se dava através da intervenção de forças exteriores ao modo de produção. Assim como destaca que a criação de escravos seria evidentemente antieconômica ,desmentindo o sul escravista dos Estados Unidos. O autor cita Marx em seu trabalho para fortalecer seu argumento. Marx acreditava que a superação da formação romana não resultou de uma evolução interna, mas da destruição violenta efetuada pelos bárbaros.

Um importante exemplo citado pelo autor para sustentar a teoria da intervenção do elemento exterior é o caso do Haiti , a insurreição haitiana foi a única insurreição vitoriosa de escravos que a história registra. O Haiti compreende uma área menor que o estado de Pernambuco, sua população formado pela maioria de negros, era a colônia mas lucratia da França, que com a invasão a Inglesa decretou a abolição da escravidão para ter o apoio de sua metrópole , bem como armou belicamente o Haiti para resistir as invasões, que devastou a colônia . O que não acabou com a exploração, depois da invasão inglesa e uma guerra que cominou na prisão do general Toussaint - que comandava a colônia - e após oito meses da sua morte foi declarado à independência do Haiti . Da mesma forma a Roma Antiga precisou de condições externas para que seu modo de produção pudesse se transformar.

No terceiro tópico cita a questão dos Estados Unidos , que foi colônia de povoamento, e que teve no seu início a escravidão , entretanto o norte teve a abolição, já o sul na passagem do século XVIII tinha um sólido modo de produção escravista que atrapalhava os interesse do norte capitalista , com isso houve o desejo de secessão por parte do sul gerando assim a guerra com vitória nortista, acabando assim com a escravidão , que se deu principalmente " às baionetas da burguesia do norte " .

O próximo tópico começa citando que o desaparecimento do escravismo brasileiro reproduz o processo geral. Com as devidas proporções , também foi com um elemento exterior a pressão inglesa , o texto também conta que nenhum outro país do mundo, lucrou tanto com a questão da escravidão quanto a Inglaterra. Entretanto por causa de sua característica capitalista , o escravismo foi perdendo as forças , pois viu nos negros um grande mercado consumidor , mas houve também quem defendesse a escravidão .

O primeiro resultado das pressões inglesas a favor da supressão do tráfico negreiro se exprimiu no Tratado de Aliança celebrado em 19 de fevereiro de 1810 entre Inglaterra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com