TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Escravismo Brasileiro

Por:   •  14/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Aluna: leticia Silva Batista

Professor: Valdir

Curso: direito.1 matutino

  Contextualização do filme Amistad e o texto “ o escravismo brasileiro”

   A questão dos quilombos é um elemento importante na história do Brasil e se constituíram  em espaços de resistência cultural. Definidos como comunidade remanescente de quilombo, muitas dos descendentes dos antigos quilombolas ainda vivem nas mesmas localidades que residiram seus antepassados e mantém tradições, saberes e fazeres repassados de geração em geração contribuindo para a construção da identidade étnica. No entanto no filme Amistard podemos vê também a história  daqueles que um dia ajudou através de muito sofrimento a criar a historia do nosso país.

  O filme Amistad nos faz entender um pouco  contexto histórico do continente africano bem como entender o processo de escravidão do século XIX, onde seres humanos eram sacrificados apenas por terem a cor da sua pele diferente , apenas por serem negros e isso é muito triste e lamentável, foi a base de muito sofrimento que os negros conseguiram sua liberdade .

 Podemos perceber tanto no texto de ( Valdir Almeida) quanto no filme Amistad que , a causa dos negros parece perdida pois a escravidão, na época, era legal. É inadmissível legitimar a escravidão de um povo, muito menos por práticas econômicas que os resumissem a simples e barata mercadoria. No entanto, não deve ser apenas umas palavras de ordem, mas sim um profundo aprendizado, necessário a cultura dos povos de todas as raças. 

O negro, tanto quanto o branco, são seres humanos, necessitam ser respeitados como cidadãos livres, inseridos numa sociedade justa, em que todos os direitos sejam respeitados e o leque de leis, presentes na Constituição do país, se faça valer pela vontade do povo, através de uma democracia limpa e leal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com