TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio para introduzur o direito

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

Respostas dos exercícios de direito.

1: Direito é um conjunto ou sistema de normas jurídicas que regulam o comportamento do homem numa determinada sóciedade.

Ao passo que a ordem jurídica é um conjunto hormónico, um complexo de normas jurídicas em vigor numa determinada sóciedade. Deste preceito decorre o estado de direito, ou seja, organizado segundo o direito e com autolimitação jurídica.

2: A norma jurídica é norma sócial porque a prossecução e finalidade destina-se ao homem e segundo as dotrimas do direito e lacuna sócial deante mão sabemos que por natureza o homem é um animal social, por tanato as normas jurídicas se operam num meio sócial, ou numa determinada sóciedade. No entento diz-se que é uma regra sócial porque viza organizar os modos operandus da sóciedade lembrando as expressão “ius jus, ius societe” onde há direito há sociedade e onde há sóciedade há direito.

3:  As fontes do direito no sentido técnico-jurídico são: A lei, as leis coporativas, os princípios fundamentais, o custume, a jurisprudência e a equidade que actualmente faz-se mençã da doutrina.

  • Lei é uma regra que estabelece uma relação tornada obrigatória pela força corcetiva do poder legislativo ou de autoridade legislativa, que constitue os actos e deveres de uma sóciedade.
  • Normas corporativas são conjuntos de regras ditadas pelos organismos representativos das diferentes categorias morais, culturais, económicas, profissionais no domínio das suas atribuições bem como os respectivos estatutos e regulamentos interno.
  • Prinípios fundamentais é o conjunto de meios jurídicos que ajuda na interpretação e aplicação das normas jurídicas
  • Costume são práticas reiteradas que se aplica por uma convicção numa determindada comuinidade.
  • Jurisprudência  são conjunto de opniões ou conseitos realizados pelos juris consultos ou pelos tribunais.
  • Equidade  é justiça do caso concreto, confere dizer o saudoso Aristóteles na sua obra “Justiça e equidade”.
  • Doutrina conjunto de artigos ou textos publicados ou não que destina-se apoiar  um determinado estudo sitemátizado.

4: A normas preceptivas são aquelas que no acto da sua aplicação não exerce ambiguidade, as suas clausúlas são claras.

  • Proíbitivas  visa em proibir a pratica de um acto ilícito.
  • Permisivas as que autorizam ou manifesta a vontade na prática e acto que não viola os princípios da ordem pública.

5:  Vigência da lei em ternos jurídicos é o atributo da norma jurídica que em um determinado tempo e espaço, é detinada a produzir efeitos no centido jurídico,de modo cogente, esse periodo é designado “vocation legis” lei vaga

Ex: A lei “X”  foi submetida ao presidente da república para promulgação, o presidente promulga, emanda publicar no “BR”  Bolentim da República. O periodo que vai levar na sua publicação até entrada em vigor é 15 dias ou ainda 45 dias, este periodo chama-se ‘vigencia da lei’

6.a) Concordo sim com afirmação porque com a codificação o direito torna-se fácil de se aplicar no seio sócial, porque há codificação dos vários ordenamentos num só código.

b) codificação é um movimento que se verifica no acto de reunir todas as leis que regem um dado assunto num único código.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com