TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício 8

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIO NÚMERO 8

QUESTÃO 1

                O juiz não agiu corretamente, uma vez que o artigo 366 do Código de Processo Penal, prevê que quando o réu citado por edital, não comparece em juízo e nem constitui advogado, o processo e o prazo prescricional deverão ser suspensos, e poderá decretar a prisão preventiva, desde que presentes os requisitos do artigo 312 do Código de Processo Penal.

QUESTÃO 2

                a) Conforme prevê o artigo 41 do Código de Processo Penal, a denúncia ou queixa deverá conter a exposição do fato criminoso em todas as suas circunstâncias. No caso apresentado, como a denúncia não traz a devida descrição dos fatos, torna-se inepta e deverá ser rejeitada nos termos do artigo 395, I do Código de Processo Penal.

                

                b) Em sede de Resposta à Acusação deverá pugnar pela rejeição da denúncia nos termos no artigo 395, I ou II do Código de Processo Penal, e requerer a anulação “ab initio” do processo, pela inépcia da denúncia e falta de pressuposto processual para a ação.

QUESTÃO 3

                Diante do caso narrado, João Paulo só poderia ser beneficiado pela decisão proferida pelo Tribunal de segundo grau se encaixe no que prevê o artigo 580 do Código de Processo Penal. Caso Daniel fosse absolvido por falta de provas  da autoria delitiva, João Paulo não poderia ser beneficiado, pois a falta de prova é de caráter exclusivamente pessoal e foge do previsto no referido artigo.

QUESTÃO 4

                a) A defesa alegará a ocorrência de crime impossível, previsto no artigo 17 do Código Penal e requerer sua absolvição, fundamentada no artigo 386, inciso III do Código de Processo Penal.

                b) Contra a decisão de pronúncia cabe Recurso em Sentido Estrito, nos termos do artigo 581, inciso IV do Código de Processo Penal, uma vez que possui natureza de decisão interlocutória não terminativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com