TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício de treino para a prova de Direito das Sucessões

Por:   •  12/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Exercício de treino para a prova de Direito das Sucessões

1 O que é o Direito das Sucessões? Qual seu objeto de estudo? Qual a diferença entre a abertura da sucessão e a abertura do inventário? O que tem a ver com o princípio da saisine? Quem é o autor da herança? Fundamente sua resposta. 

2 Qual o local da abertura da sucessão? E qual a lei a ser utilizada, a lei ao tempo da abertura da sucessão ou a lei vigente na abertura do inventário? Fundamente sua resposta.

3 Descreva o fenômeno da morte para o Direito das Sucessões, incluindo os conceitos de morte real, morte presumida e comoriência. Fundamente sua resposta.

4 Quais são os pressupostos da sucessão? Explique cada um deles. O que é a ordem da vocação hereditária? Fundamente sua resposta.

5 Os descendentes chamados a herdar podem ser do mesmo grau, por exemplo, todos os filhos, ou de graus diferentes, por exemplo, primeiro e segundo grau, quando se dá a sucessão por cabeça e por estirpe. Explique cada uma delas. Fundamente sua resposta.

6 Explique a exclusão da herança ou exclusão da sucessão (é a mesma coisa). Quem pode ser excluído? Por quem? Em quais situações? Quais são as consequências da exclusão da herança?

7 Explique a sucessão legítima e a sucessão hereditária. Há possibilidade de termos as duas situações no mesmo inventário? Quem são os herdeiros necessários? Fundamente sua resposta.

8 Explique a Representação em linha reta (ascendente e descendente) e em linha colateral. Qual a sua relação com a renúncia e com a exclusão da herança? Fundamente sua resposta.

Observe as afirmativas abaixo:

9 Explique a meação. Fundamente sua resposta.

10 O que é o inventário? E a partilha? Fundamente sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com