TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exploradores de Cavernas - Resumo

Por:   •  1/11/2018  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

GRADUAÇÃO EM DIREITO

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

ALUNOS:

  1. De que forma se operam as relações de interação, segundo Paulo Nader?

          De acordo com Paulo Nader, as relações de interação operam-se das seguintes formas: cooperação, competição e conflito.

   Na relação sob forma de cooperação   os indivíduos são movidos por iguais objetivos e diante disso unem os seus esforços.  Resultando em uma interação direta e positiva.

  Na competição a interação se faz de forma indireta e positiva.  Há uma disputa, uma concorrência entre as partes no alcance do objetivo almejado, mirando a exclusão da outra. Nesta cada pessoa ou grupo procura agrupar os melhores trunfos para alcançar os seus objetivos.

                 E por fim, a interação sob forma de conflito surge com a oposição de interesses entre pessoas ou grupos no qual não é possível um solução pelo diálogo, e assim, as partes recorrem à luta, moral ou física, ou buscam a mediação da justiça. No conflito a interação é direta e negativa.

  1. Émile Durkheim dividiu as formas de solidariedade de que forma? Explique.

A solidariedade social foi dividida por Émile Durkheim em orgânica e mecânica.

A solidariedade orgânica é predominante em sociedades mais complexas, nas quais as funções sociais dos indivíduos são especializadas e interdependentes. As pessoas desenvolvem trabalhos distintos e se beneficiam de forma mútua da produção de outrem, por meio de um sistema de troca de riquezas.

A solidariedade mecânica é predominante em sociedades mais sociedades mais simples, na quais as funções das pessoas são semelhantes. Essa tem como característica a união dos esforços dos membros do grupo social em uma mesma atividade.

3. Estabeleça a relação que existe entre Direito e Fato Social.

 Não é possível dizer que o direito existe por si só. Ele e a sociedade são entidades congênitas e que se pressupõem.

O direito existe na sociedade e sua causa material está interligada nas relações sociais, nos acontecimentos mais importantes para a vida social.  E a sociedade é fonte criadora e área de ação do Direito, seu foco de identidade. Sendo assim, o direito existe em função da sociedade e deve ser estabelecido conforme as suas peculiaridades, refletindo os fatos sociais, ou seja, regulando e dando segurança as relações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com