TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FASE PRÉ IMPLANTAÇÃO DO E-SOCIAL NOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS PERTENCENTES A REGIÃO DO OESTE CATARINENSE

Por:   •  3/2/2019  •  Artigo  •  7.406 Palavras (30 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 30

FASE PRÉ IMPLANTAÇÃO DO E-SOCIAL NOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS PERTENCENTES A REGIÃO DO OESTE CATARINENSE

Aline Mendes De Paula

Graduação no Curso de Ciências Contábeis (UNOESC)

Pós-graduação em Gestão de Departamento Pessoal e Rotinas Trabalhistas (UNOCHAPECÓ)

Alinemendes@unochapeco.edu.br

Antônio Zanin

Graduação no Curso de Ciências Contábeis (UNOCHAPECÓ)

Mestrado em Ciências Contábeis e Finanças (PUC)

Doutorado em Engenharia de Produção (UFRGS)

Zanin@unochapeco.edu.br

Resumo

O Brasil passa por uma mudança na sua forma de controle fiscal a fim de tornar a fiscalização mais rigorosa e precisa estreitando assim a relação entre o fisco e contribuintes, por intermédio dos escritórios contábeis, responsáveis pela transmissão do EFD-social o que tem demandado um esforço maior em se cumprir a legislação vigente, sob esse contexto o presente estudo objetivou a averiguar como está a preparação dos profissionais responsáveis pela fase de pré implantação do E-Social nos escritórios de contabilidade pertencentes a região do Oeste Catarinense. A pesquisa se caracteriza como sendo quantitativa, descritiva e de levantamento. A amostra é constituída de 49,40% da população pesquisada e a coleta de dados ocorreu por meio de questionário estruturado de acordo com o tema. A análise dos dados revelou que os escritórios contábeis pertencentes a região do Oeste Catarinense na fase pré implantação, que os responsáveis por implantar, planejar e por em prática o programa estão bem instruídos na parte teórica, mas inseguros quanto a implantação e transmissão para o órgão fiscalizador responsável, o que resulta em atraso na implantação e está sujeito a multas prevista no manual do E-social, na analise também podemos averiguar que após a implantação e ajuste na cultura organizacional dos escritórios contábeis as vantagem serão em maior porcentagem que a desvantagem para os responsáveis em transmitir o novo programa ao órgão fiscalizador, aproximando o cliente, o escritório e o fisco.

Palavras-chave: EFD- Social. Fase pré implantação. Escritórios contábeis pertencentes a Região do Oeste Catarinense.

1 INTRODUÇÃO

Na sociedade atual, nos deparamos com diversas mudanças em prol da qualificação profissional e atualização sobre legislações o que nos obriga correr contra o tempo em busca de informações precisas de forma rápida e ágil. A concorrência está cada vez mais acirrada, independente do ramo de atividade que atuem, as empresas precisam buscar soluções rápidas que aliem qualidade e valor no bem ou serviço prestado. Para a sobrevivência no mercado competitivo se faz necessário sair do comodismo e ir em busca de inovação e conhecimento. Para Martins et al.(2012), as inovações advindas do desenvolvimento tecnológico fazem com que o conhecimento seja transcrito de uma ponta para outra do mundo em questões de segundos. A informação rápida facilitou a comunicação global em uma única linguagem a fim de disseminar o conhecimento a todos, seja governo, cidadão ou empresa todos vão convergir para a mesma linguagem no que se trata de informação globalizada.

        A transformação tecnológica sofreu mais impacto no dia a dia das pessoas neste último século, pois as pessoas estão relacionadas à tecnologia da informação, celulares, computadores ultra rápidos e eficazes, a multimídia, avanços na biotecnologia com instrumentos e máquinas de altíssima qualidade e grande avanço na tecnologia industrial que acarretou em uma evolução tamanha no que se trata de relações de trabalho e o contexto social dentro das organizações. Neste sentido Sanmartin (1990) afirma que mais além dos projetos, teoricamente incorporados por uma tecnologia, que a fazem apropriada para uma ou outra forma de vida, estão as redes reais de interesses sociais nas quais a tecnologia em questão já nasce ligada.

        Para atender as necessidades relacionadas, os escritórios contábeis devem adequar-se à migração tecnológica a fim de transparecerem da melhor forma as informações para seus clientes, de forma rápida, ágil e precisa. De acordo com Pimentel (2007) a concorrência é algo que acompanha o exercício da atividade mercantil desde seus primórdios, para as empresas se garantirem no mercado competitivo a diferença está no conhecimento intelectual de quem manuseia a ferramenta tecnológica, o que difere a qualidade dos escritórios contábeis são justamente as pessoas que desempenham a função de transmitir ao cliente todo o seu conhecimento aliado com a tecnologia para obtenção de bons resultados e plena satisfação.

        As empresas brasileiras estão se adaptando a esta nova ferramenta chamada de Escrituração Fiscal digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhista o E-Social que envolve diversos setores dentro de uma empresa, como toda a novidade se desperta muitas dúvidas e incerteza envolto do assunto, a serem esclarecidas e postas em prática a fim de cumprir com a legislação vigente que instituiu a mesma para ser adaptada no prazo proposto (OLIVEIRA, 2014, p. 3).

        A nova obrigação de transmissão do E-Social não acarreta em nenhuma mudança na legislação trabalhista instituída em meados aos anos 70 e sim tem o objetivo de efetivar quase que em sua totalidade os artigos propostos pela Consolidação das leis trabalhistas, se compara a uma fiscalização eletrônica o que facilita a  conferência da aplicabilidade da legislação, pois hoje se tem somente a averiguação presencial onde o fiscal dispõem de seu tempo para  então sim vistoriar as empresas e solicitar a apresentação da documentação que evidenciem a realidade da empresa no que se refere a área trabalhista e previdenciária.

        Para Carvalho (2015, p.5) todos os empregadores, seja eles pessoa física ou jurídicas,  pertencentes ao território brasileiro, independentemente de seu porte serão obrigadas a se adequar ao E-Social, em um primeiro momento as empresas que faturam mais de R$ 3,6 milhões, serão obrigadas a transmitirem a declaração, segundo a Receita Federal do Brasil (2014) cerca de 1 milhão de empresas se enquadram nessa condição, atualmente e logo após as de pequeno porte também vão ser obrigas enviar o E-social. Levando em consideração a importância da implantação do e-social nas empresas, por se tratar de uma mudança que afeta o dia-a-dia das empresas o presente artigo questiona: como está o nível de preparação dos profissionais responsáveis pela fase de pré implantação do E-Social nos escritórios de contabilidade pertencentes à região do Oeste Catarinense?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.9 Kb)   pdf (258.9 Kb)   docx (59.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com