TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falcão – Meninos do Tráfico Emile Durkheim

Por:   •  18/9/2016  •  Dissertação  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 5

Para iniciar a nossa interpretação sociológica em relação ao documentário, começamos com um pequeno resumo sobre as realidades observadas e relatadas no mesmo, em seguida mostraremos onde se encaixa as situações ocorridas e o porquê o estudo de Emile Durkheim explica melhor sobre os ocorridos. O documentário Falcão – Meninos do Tráfico mostra e conta com detalhes a realidade de variadas comunidades carentes brasileiras, lugares onde não são encontrados fatores essenciais para serem realmente um lugar com saneamento e urbanização, com carência em saúde, educação e segurança.

        Um grande fato dentro do documentário seria no caso os nomes dados para cada função, o próprio nome do documentário já diz sobre um dos principais agentes dentro da comunidade, o “Falcão”, esse elemento é o menor que vigia e toma de conta da favela. Por terem esse tipo de obrigação usam drogas, como crack e pó, para se manterem acordados durante a noite, na qual passam vigiando. Costumam usar codinome para não serem identificados pela polícia e se comunicam através de rádios. Muitos menores vendem drogas para poder se sustentar e ajudar em casa, outros vendem e usam o dinheiro para seu próprio prazer, comprando roupas de marca, perfumes caros e itens para se promover no meio. Tentam em alguns casos até esconder da família suas funções no meio do tráfico. Eles começam vendendo, mas alguns acabam experimentando e viciando, utilizam o dinheiro que ganham com a venda para comprar e utilizar, levando muitos a morte.

        Alguns não usam drogas, nem bebem, mas estão ali por falta de opção, tendo que ajudar suas famílias, não têm oportunidades fora deste meio, pois não possuem estudos, alguns não conseguem ler, nem escrever. Se conformam com suas vidas e reconhecem que não há vantagem nenhuma na situação na qual se encontram. Percebemos que todos os menores sofrem da ausência do pai ou por falta de estrutura familiar, criando assim uma revolta e entrando no mundo das drogas por falta da figura paterna em suas vidas esses menores se espelham em uma figura mais velha que eles chamam de Meu Fiel, essa figura dentro do Documentário é dada como o mentor do crime desses menores.

Durkheim afirma que fato social são as maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo. Há fatos sociais onde existe organização pré-definida. Há certas formas de opinião social que nos levam, a ver com desigualdade alguns atos, de acordo a cada sociedade, como por exemplo, o casamento, o suicídio, entre outros comportamentos podem ser vistos de outra forma dependendo de qual sociedade o examina, então o meio na qual a pessoa vive faz com que haja influencia no seu modo de agir e pensar sobre ações de indivíduos de outros grupos.

É definido, fato social como uma forma de agir coletiva com independência e poder de influência sobre o indivíduo. O meio de via direta está relacionado a todas as ações do indivíduo. Fato social por Durkheim, “é geral na extensão de uma sociedade dada ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independentemente de suas manifestações individuais”. A sociedade é quem forma o homem, mostrando a verdadeira face, os atos de um indivíduo são dados como influenciado pelo meio, suas ações são regradas pelo fato social, assim interferindo no modo de agir e pensar de cada um do grupo social.

Entrando a fundo no Fato Social descrito por Durkheim, observamos suas características, mas primeiro lembramos que fato social é tudo que é capaz de exercer algum tipo de influência sobre o indivíduo, sendo independente ao “ser” e estabelecida em toda a sociedade. Começamos com a Coercitividade que é o poder ou força com a qual a cultura de uma sociedade influencia o indivíduo, obrigando esses a cumprir como os outros os costumes dados. Em seguida entra a Exterioridade, na qual é ligada ao fato dos padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e não terem consciência dos atos submetidos. A Generalidade são fatos sociais coletivos, assim seja, eles não existem para um único integrante da sociedade, mas para todo o grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com