TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Comentário O mercador de Veneza

Por:   •  5/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

 

FICHAMENTO DE COMENTARIO  

 

 

 

O MERCADOR DE VENEZA

SHAKESPEARE, William. O Mercador de Veneza. 1596.

O texto retrata uma peça teatral que se passa na cidade de Veneza, no século XVI em que a intolerância e discriminação religiosa era intensa, do povo cristão e do povo judeu, com preconceitos pela crença. Expõe a história de Antônio, mercador e cristão que entrou como fiador em dívida com um agiota judeu chamado Shylock, para ajudar um amigo de longa data, o Bassânio, a viajar a motivos de cortejo a sua amada Pórcia.

Firmando-se assim um contrato em que a pena seria 1 libra equivalente a 0,45kg de carne corporal do mercador, por complicações ele não é capaz de quitar essa dívida, seu amigo tenta ajudá-lo a pagar oferecendo o dobro do valor, contudo Shylock não aceita. Marcou-se assim o julgamento da causa, pouco antes do preparo para o corte da carne de Antônio como pagamento da dívida, Pórcia nota que no contrato citava somente “uma libra de carne” e por letra não havia transcrito sangue, então pela lei caso derramasse apenas uma gota de sangue do cristão, o judeu deveria repassar todos os bens e terras ao Estado e se tornaria cristão. Shylock decide cessar o acordo entre eles, sendo obrigado a perder metade de sua fortuna.

Após todos esses acontecimentos, Antônio se sente agradecido pelo livramento que foi proporcionado pelos conhecimentos de Pórcia, Bassânio se casou com ela enfim. E Shylock se comprometeu com o cristianismo para não perder sua fortuna por completo.  

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com