TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formaçao do mundo

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

3) Identifique as características da cidadania moderna. Explique os direitos relacionados a essa cidadania e as correntes do pensamento que foram importantes para a configuração desses direitos.

O termo cidadania moderna foi criado na antiguidade para designar o pertencimento a uma comunidade cívica. Na polis ateniense, que teve seu apogeu político entre os séculos VI e IV a.C , os cidadãos se reuniam em assembleias publicas para decidir sobre assuntos do governo. Nas suas origens, a cidadania esteve vinculada às ideias de pertencimento e de participação política. A republicana, a liberal e a socialista, as quais construíram – se como referenciais para a construção da cidadania moderna. A cidadania na modernidade é um processo de criação e ampliação de direitos, típico das sociedades democráticas liberais ocidentais, essas democracias caracterizam- se por um sistema político cujo arcabouço institucional é composto dos seguintes elementos: constitucionalidade, tripartição do poder, pluripartidarismo e representação. As sociedades ocidentais modernas têm as marcas de três grandes tradições do pensamento político: a republicana, a liberal e a socialista. Os modernos, ainda que referenciados pela tradição clássica, atribuíram á cidadania novas conotações desconhecidas em períodos anteriores:

• Entre os antigos, o exercício da cidadania não era direito de todos, porque nem todos eram iguais.

• Entre os antigos, a concepção holística e orgânica definiu a sociedade como um todo uno e indivisível, com suas próprias leis que independem da vontade humana.

O liberalismo é uma corrente de pensamento que nasceu no século XVII, com Locke, foi um dos primeiros entre os modernos a formular ideias básicas de um estado constitucional protetor das liberdades e das propriedades dos cidadãos; da divisão dos poderes; do exercício do poder popular através da representação; da tolerância e portanto do pluralismo liberal. O liberalismo é uma doutrina que privilegia os interesses privados. A proteção ao individuo contra qualquer forma de opressão – vinda do estado ou das massas- é a preocupação primordial de qualquer pensador liberal. Na doutrina liberal podemos destacar, entre os clássicos, duas vertentes:

• Os antidemocráticos, que prevaleceram ate o século XIX, eram contra, o igualitarismo político, pelo perigo que poderia advir da opressão das massas.

• Os liberais democráticos, que predominaram a partir do século XIX, defenderam o direito de todos participarem do poder político.

John Stuart Mill defendeu o direito de voto para todos, independentemente das rendas e propriedades dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com