TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociais

Por:   •  13/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TIRADENTES

DIREITO

 

 

   

 

 

IASMIN AUGUSTO ALVES

 JOÃO GABRIEL DE FRANÇA ROCHA E LOPES

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO DA MATÉRIA ONLINE

 

 

 

 

 

Aracaju/SE

2021

JOÃO GABRIEL DE FRANÇA ROCHA E LOPES

  IASMIN AUGUSTO ALVES

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO DA MATÉRIA ONLINE

 

 

 

 

 

 

Avaliação online apresentada à disciplina de Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.

 

 

 

 

Aracaju/SE

2021

As cotas raciais e sua importância para a sociedade brasileira.

O racismo é uma forma de preconceito que está presente no Brasil desde o seu descobrimento até os dias atuais, que se remete a discriminação e o preconceito contra grupos devido a sua cor e etnia, tanto de forma direta quanto indireta. Mesmo com a abolição da escravidão em 1888, não existiu um cuidado para acabar com a hierarquização de raças e inserir os negros na sociedade, tal fato levou a sociedade a repreender a convivência com os afrodescendentes e tratá-los de forma inferior. Sendo assim, os ex escravizados mal conseguiam empregos, e quando conseguiam suas condições eram precárias e indignas, por isso muitos continuaram nas fazendas, e os poucos que decidiram ir às cidades grandes, acabaram sendo marginalizados. Com tal pensamento de repúdio da sociedade, assim, se sucedeu, o racismo estrutural que está presente na sociedade até os dias de hoje.

Nesse sentido, ao decorrer dos anos entre o século XX e o XXI houve o surgimento de direitos direcionados aos negros e pardos como forma de sociabilizar e igualizar esses indivíduos. Ademais, grande parte da população brasileira afrodescente sofre de racismo, seja na forma de insultos, na falta de oportunidades de ter uma vida digna ou na garantia de seus direitos fundamentais. A partir disso, foram criadas as cotas raciais, que surgiram para reparar a dívida histórica com os grupos étnicos que sofreram por tantos anos. Sendo assim, as cotas raciais nada mais são do que a reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por sua etnia, com o intuito de dar mais oportunidade a essa parcela oprimida da população.

Em vista disso, as cotas raciais garantem que as etnias oprimidas possam ter acesso à educação ou um emprego de qualidade, assim, como é garantido no Art. 5º da Constituição Federal Brasileira. De acordo com o G1, os dados da síntese de 2019 do IBGE mostram que em 2018 a taxa de jovens brancos entre 18 e 24 anos matriculados no ensino superior era de 36,1%, enquanto apenas 18,3% sendo referente aos estudantes negros. Tal fato, mostra que há uma porcentagem reduzida de jovens negros estudando comparada à de brancos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com