TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do direito

Por:   •  25/11/2015  •  Resenha  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Direito De família dentro do Direito Romano

Em roma a família era de suma importância e devia ser vista por sua abundância, a família era aplicada através do patrimônio ou do Pater Familia o qual era o mais elevado estatuto familiar era aquele que tinha o poder sobre tudo e todos.1”O poder paterno é uma das peças fundamentais para se entender a antiga concepção de família ,da autoridade,da herança e a prosperidade”

O casamento em roma era essencial para se constituir uma família, para os romanos o matrimônio antes de tudo era um convívio social e não um sentido jurídico, o qual a união se dividia em dois tipos de espécies. O primeiro era o cum manu e o segundo era o sine manu, o qual foi o que prevaleceu pois era destinado que a mulher não tinha o poder de sujeição ao marido e a mesma continuava por debaixo do poder do seu próprio Pater Familia.

A união entre duas pessoas na história de roma jamais foi desfeita, entretanto no início da era romana o divórcio começou a acontecer, mas somente pelo o homem, o qual o mesmo declarava que tinha algo contra a sua esposa e deveria convocar o tribunal familiar, já a mulher só poderia descasar em caso de perda da cidadania do seu marido. Apesar disso o Tribunal Familiar não via a separação dos casados como divórcio e sim como uma anulação do casamento,o qual se o marido ocorresse para a anulação do casamento o mesmo deveria devolver todo o dote que havia recebido, como dizia o Art. 159 da Constituição Romana.

2Se um homem livre, que já enviou

para casa de seu sogro o presente

nupcial e já pagou também o dote,

deixou-se atrair por uma outra mulh-

er e disse a seu sogro ”Não tomarei

sua filha como esposa “ o pai levará

consigo tudo quanto houver trazido.

Entretanto o tempo se passou e os fundamentos que o tribunal de famíliar colocava a cada dia se tornava mais tolos, consequentemente o divórcio tornou-se a ser possível dando as mulheres a mesma possibilidades que a dos homens.

A adoção em roma era bastante aceita pela sociedade além de ser um ato legal. Somente os homens poderiam adotar, já a mulher só conseguia em caso de perda do seu filho e ambos deveriam ser mais velho que o adotado, para poder imitar a natureza na arte da procriação.

A sucessão que nada mais é do que a herança que o falecido possuía era administrada pelos filhos que eram os seus sucessores naturais considerados donos da herança mesmo ainda com seu pai em vida, e não havia diferença entre os filhos adotados e os biológicos todos tinham a herança legítima; Somente não era admitido aqueles que nasceram de 10 meses após a morte do pai

BIBLIOGRAFIA

CASTRO, Flávia Loges. História do direito: Geral e Brasil. 8. ed. Rio de Janeiro: Lumen juris, 2010.

WOLKMER, Antônio Carlos. Fundamentos da história do Direito. Belo Horizonte: Del Rly, 1996.

LIMA, J. B. De Souza. As mais antigas normas do direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com