TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imunidade dos Templos de Qualquer Culto

Por:   •  18/11/2020  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Imunidade dos templos de qualquer culto

Sugestões: avaliar criticamente, com base na jurisprudência do STF, a extensão da imunidade sobre os templos de qualquer culto. O que são templos de qualquer culto? Qual o objetivo dos templos de qualquer culto? É possível a extinção das imunidades dos templos de qualquer culto? Avalie o recente debate entre Congresso e Executivo federal sobre a aprovação/veto da Lei nº 14.057/2020.

A imunidade tributária dos templos de qualquer culto está prevista no artigo 150, VI, “b” da Constituição Federal. Esse dispositivo proíbe os entes políticos de instituírem impostos sobre o patrimônio, a renda e os serviços destinados aos templos religiosos de maneira a fundamentar essa imunidade nas garantias fundamentais previstas no artigo 5º, VI, VII e VIII da CF/88.

É notório o fato de que o objetivo desse dispositivo é garantir a todas as pessoas o direito de se manifestar livremente, sem que haja restrição religiosa. Isso exposto, vale ressaltar que templo não significa apenas a edificação, mas também tudo que esteja vinculado ao exercício da atividade religiosa. Assim, é vedado a cobrança de impostos sobre os atos religiosos tais como missas e batizados, mas pode ser cobrado o imposto sobre os pertences da igreja, desde que não sejam instrumentos desta. Assim, os prédios alugados podem ser tributados, mas a casa paroquial ou o convento, não.

O que se observa é que o Supremo Tribunal Federal tem ampliado a linha de interpretação, uma vez que tende a favorecer as entidades de modo a entender que o vocábulo templo pode ser interpretado de maneira extensiva. Todavia, caso o templo de qualquer culto não atenda a finalidade essencial, ou havendo uma anormalidade na aplicação do serviço, a entidade religiosa pode perder a sua garantia constitucional. Portanto, a fiscalização para constatar irregularidades e enriquecimento ilícito por parte dos responsáveis dos respectivos templos religiosos, deveria acontecer de forma regular e minuciosa, para provar que tal entidade possui moralidade e legalidade perante os fiéis.

NOGUEIRA, Ruy Barbosa. Imunidades Tributárias, 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 1992.

LOPES, Mauro Luís Rocha. Direito Tributário Brasileiro. Rio de Janeiro: Impetus, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com