TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Segurança Pública

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Introdução à Segurança Pública

Curso:Segurança publica

Professor Paulo Calgaro de Carvalho

Nome do aluno: Eder Carlos Machado de Oliveira

Data: 12/08/2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Dado o seguinte caso: 

João é dono de um restaurante e para dar maior comodidade aos clientes realizou ampliação do seu estabelecimento mediante a colocação de mesas, cadeiras e sombreiros sobre a calçada pública, razão por que o órgão responsável pela fiscalização do código de posturas da prefeitura notificou e multou o comerciante, após processo administrativo.

Ocorre que mesmo com prazo fixado para retirar as cadeiras, mesas e sombreiros da calçada e aplicação da multa administrativa, João não se intimidou e continuou a utilizar o espaço público para servir suas refeições, em especial nos dias de muito calor, recusando-se a cumprir a determinação da prefeitura, muito menos pagando a multa correspondente, sob alegação de que pelo Plano Diretor da Cidade a área é considerada uma via gastronômica e, por conseqüência, tem o direito de explorá-la.

Diante disso, os fiscais do município, acompanhados de Guardas Municipais, dirigiram-se ao local e, com base no disposto no código municipal de edificações, recolheram as cadeiras, mesas e sombreiros, liberando totalmente o passeio público.

Inconformado, João ajuizou ação judicial contra a prefeitura para obrigá-la a reconhecer o seu direito de utilizar o espaço público e a devolver os seus bens materiais, alegando abuso de autoridade por parte dos seus agentes dada a ausência de determinação judicial e o confisco para pagamento da multa administrativa, o que é inadmissível num Estado Democrático de Direito.

Questão 1 – Com base na situação hipotética acima, discorra sobre a legalidade dos atos praticados pelos agentes da prefeitura e o poder que eles têm para limitar o suposto direito do comerciante (4,0 pontos).

Sim eles estão amparados pelos atos administrativos que fizeram pois na referida Lei 13.022/14 diz no seu artigo 5º inciso segundo e terceiro como mostra a Lei supra mencionada.

Art. 5o  São competências específicas das guardas municipais, respeitadas as competências dos órgãos federais e estaduais:  

I - ____________________________________________________  

II - prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais;  

III - atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais;  (grifo nosso)

Mas antes desta lei a CF/88 tambem declara a existência das guardas municipais e já a possibilidade e ordenamento jurídico para a sua atuação no famoso Art.144 que trata das forças policiais

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

§ 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

No caso em tela apresentado pelo autor percebe-se uma atitude da guarda para com o cidadão que usurpava do espaço publico e transito das pessoas.Alegando que ali era uma rota gastronômica para a sua própria satisfação em contrariedade aos outros cidadãos . Que além de  querer trafegar pela rua sem qualquer tipo de impedimento, constrangimento ou celeuma no seu direito de ir e vir  .Assim percebemos que a Guarda Municipal da cidade em questão agiu dentro da legalidade e do Estado democrático de direito.

Questão 2 – A Lei 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, regulamenta dispositivo da Constituição que prevê a criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações municipais.

O referido Estatuto enumera alguns princípios de atuação da Guarda, fundados na proteção dos direitos humanos, exercício da plena cidadania e das liberdades plenas. E, nesse sentido, a guarda municipal deve colaborar com os órgãos de segurança pública para pacificação de conflitos e, ainda, por meio de convênio com órgãos de trânsito estadual ou municipal, fiscalizar o trânsito e expedir multas.

Entre as diversas competências no âmbito municipal, encontram-se a de encaminhar ao delegado de polícia o autor da infração no caso de prisão em flagrante; a de preservação do local do crime; a de auxiliar na segurança de grandes eventos, a de atuar na proteção de autoridades e a de realizar ações preventivas na segurança escolar.

Diante disso, a Guarda Municipal ao exercer suas competências legais estará no âmbito da polícia administrativa ou judiciária? Por quê?  (3,0 pontos)

A Guarda Municipal exercerá o serviço de polícia administrativa pois ela terá prerrogativas muito semelhantes as da Policia Militar no que consiste em preservação da ordem pública e ostensividade.

Com este esclarecimento e uma visão melhor do que é Policia Administrativa podemos afirmar categoricamente que as Guardas Municipais fazem exclusivamente o trabalho de Policia Administrativa.

As Guardas Municipais realizarão um serviço essencialmente preventivo, embora algumas vezes seus agentes ajam repressivamente, a exemplo da apreensão de mercadoria imprópria ao consumo público ou da cessação de uma reunião de pessoas tidas como ilegal. A Guarda Municipal será notadamente repressiva. O exercício da polícia administrativa está disseminado pelos órgãos e agentes da Administração Pública neste nosso caso a Prefeitura , ao passo que o da polícia judiciária é privativo de certo e determinado órgão Neste caso do Brasil (Policia Civil) O objeto da polícia administrativa é a propriedade e a liberdade e todos os atos da administração , enquanto o da polícia judiciária é a pessoa, na medida que lhe cabe apurar as infrações penais, exceto as militares (art. 144,§4, da CF).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (295.1 Kb)   docx (76.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com