TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isenção de crédito tributário

Abstract: Isenção de crédito tributário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Abstract  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Elaborar quadro comparativo a respeito de: (i) isenção; (ii) imunidade; (iii) não-incidência; (iv) anistia; e (v) remissão.

Resposta:

Isenção Imunidade Não Incidência Anistia Remissão

Características Impede a aplicação da Regra Matriz de Incidência Impede que o ente político de legislar/instituir tributos Faz com que não se aplique a norma ao fato gerador em algumas situações Não há outra classificação se não o perdão, para os infratores de obrigações tributárias descritas em lei. Neste caso é o perdão previsto na própria lei.

Legislação Infraconstitucional e CTN Constituição Federal Infraconstitucional Infraconstitucional Infraconstitucional e CTN

Efeito Excluir a Obrigação Tributária Anular a incidência do tributo Ausência de tributar Retirar o crédito tributário ligados à infrações Extinguir o crédito tributário

2 – A expressão “crédito tributário” utilizado no art. 175 do Código Tributário Nacional tem o mesmo conteúdo de significação para a isenção e para a anistia? Justificar.

Resposta: A expressão contida no artigo 175 do CTN não tem o mesmo conteúdo de significação para a isenção e anistia, isso devido que a isenção impede que nasça o crédito tributário antes que ocorra o fato gerador, quanto à anistia, ela é cabível aos créditos tributários de infrações tributárias cometidas pelos contribuintes.

3 - Tratando-se de isenção com prazo certo, ou de isenção por prazo indeterminado, responda: a revogação da isenção reinstitui a norma tributária no sistema, apenas restabelece sua eficácia ou requer a publicação de nova regra tributária no ordenamento? Neste último caso, deverá ser respeitado o princípio da anterioridade?

Resposta: O artigo 178 do CTN especifica que se a isenção não for por prazo certo e em função de determinadas condições poderá ser revogada, ou seja, caso a isenção tenha prazo certo e condições, não poderá ser revogada.

Isso devido ao artigo 5º, inciso XXXVI, da Carta Magna de 1988 que fundamenta o direito adquirido, significa que, esse tipo de isenção se concretizou pelo direito adquirido do contribuinte e a sua revogação seria desrespeitar a Carta Magna. Já em contrapartida, se a isenção for de prazo indeterminado e sem condições, esta poderá ser revogada a qualquer tempo.

É importante fazer algumas observações quanto a essa isenção por tempo indeterminado, quais sejam, a parte final do artigo 178 do CTN que assim estabelece; “o disposto no inciso III do art. 104”.

A parte final do art. 178 do CTN, fundamenta que para ocorrer esse tipo de isenção será necessário observar o prazo de vigência previsto no inciso III do artigo 104 do CTN, qual seja, o princípio da anterioridade.

Entretanto, acredito que a parte final deste dispositivo não tem eficácia, isso porque a lei que revoga isenção não está criando ou majorando tributo, podendo então ser revogada a qualquer momento.

4 – Há distinção entre alíquota 0% e isenção? Os insumos isentos, não tributados e tributados à alíquota 0%, adquiridos no processo de industrialização, conferem direito ao crédito tributário? Por quê? Qual critério deveria ser utilizado para determinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com