TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação social e trabalhista

Seminário: Legislação social e trabalhista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Seminário  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a principal evolução obtida pelo sindicalismo brasileiro ao compararmos a situação do sindicato desde seu surgimento até os dias de hoje?

A liberdade de expressão que tanto eles lutaram para ter, e todos os direitos conquistados para os trabalhadores

como: Leis sociais e trabalhistas, critérios de aposentadoria, jornada de trabalho de 8 horas e proteção ao trabalho das mulheres, salário mínimo e aposentadoria.

RESENHA:

Antes da formação de sindicatos os trabalhadores, eram explorados, sofriam de violência física e moral imprimida pelos patrões, para produzir lucros e acumular riquezas. Mais logo depois da escravatura surgiu o trabalho assalariado para a classe operaria em fábricas.No século xx surgiram militantes operários que procuravam, a partir das lutas sindicais, derrubar o regime capitalista, o estado e toda forma de opressão.

Após a Revolução Russa de 1917, que influenciou o movimento operário mundial e as idéias operárias contra o capitalismo. Fundou-se o Partido Comunista Brasileiro (PCB), em 1922, foi o ponto alto da herança comunista e de sua presença no movimento sindical nas primeiras décadas do capitalismo brasileiro.

No início do século foi a dos trabalhistas, que lutavam na defesa dos interesses dos operários, com objetivos de melhorar as condições de vida dos trabalhadores e de conquista e garantia dos direitos.Os primeiros 30 anos foram de intensas lutas e enfrentamentos. A República no Brasil foi construída desrespeitando e agredindo violentamente o povo trabalhador. As pessoas de elite que com o fim da escravatura tiveram que fechar as senzalas continuou com a mesma mentalidade e faziam a exploração no chão de fabrica sem garantir direitos aos

trabalhadores, e os consideravam simples objetos de produção e lucro.

Entrando na era de Vargas foi tudo melhorando para os trabalhadores e ao que se refere a sindicato, com uma crescente integração dos sindicatos ao controle do estado. E assim logo foi criado o Ministério do Trabalho, em seguida veio a lei da Sindicalização, que tinha como objetivo submeter a atividade sindical ao controle do Estado.

Foram conquistas alcançadas após longos anos de luta dos trabalhadores, sob a direção dos comunistas, sindicalistas:

Leis sociais e trabalhistas, definindo critérios de aposentadoria, jornada de trabalho de 8 horas e proteção ao trabalho das mulheres, nesse período se consolidam várias garantias sociais com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), salário mínimo, aposentadoria, e estabilidade para operários com mais de 10 anos de serviço.

Só que nessa época o Sindicato ainda era preso ao estado, que impedia que sindicatos de diferentes categorias de uma mesma localidade se articulassem entre si. Impedia-se, assim, a formação de uma grande organização de trabalhadores, na forma de uma central sindical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com