TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei 8.666 / 93, que estabelece regras e procedimentos para que a administração pública é obrigada a seguir

Relatório de pesquisa: Lei 8.666 / 93, que estabelece regras e procedimentos para que a administração pública é obrigada a seguir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  5.280 Palavras (22 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução

O particular possui ampla liberdade para adquirir e/ou contratar obras, serviços, compras, alienações e locações, sempre em busca da melhor proposta no sentido de viabilizar economicamente seus negócios aumentando o faturamento da empresa. Diferentemente dos particulares, a Administração Pública é quase sempre impelida e, quando o é, exige-se do administrador público um procedimento criterioso estabelecido por lei, com ampla publicidade e oportunidade igual a todos os interessados.

Desta forma, quando a Administração Pública está em busca da melhor proposta, deverá proceder previamente critérios objetivos estabelecidos em procedimento licitatório. Este abre aos interessados a oportunidade de apresentar, em igualdade de condições, propostas para fornecimentos de bens e/ou serviços.

Nesse sentido este trabalho acadêmico tem por objetivo apresentar a Lei 8.666/93 que estabelece as normas e procedimentos aos quais a Administração Pública está obrigada a seguir. Por meio dela os órgãos públicos devem administrar os recursos originários dos cofres públicos com transparência em seus atos para aquisição, contratação de obras e serviços através de modalidades e tipos de licitação previstos normativamente.

1. Licitação

1.1 Conceito

Em uma República Federativa com é o Brasil, a Constituição é a base de todo o ordenamento legislativo. Assumindo esta República a característica de Estado Democrático e de Direito, sua Carta Magna passa a ter papel relevantíssimo para a formação política e administrativa do país, uma vez que servirá como amparo para todos os atos que venham a ser praticados pelos administradores da res publica.

O processo licitatório encontra-se previstono art. 37 XXI da Constituição Federal, dispondo da seguinte forma:

“XXI – ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômicas indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.”

Todos os atos da Administração Pública devem estar pautados nos dispositivos legais, e no que tange a processo licitatório a procedimentos dispostos na lei 8.666/93 e em outras legislações correlatas.

Dentre os vários conceitos formulados podemos citar o de José dos Santos Carvalho Filho que define como o “procedimento administrativo vinculado por meio do qual os entes da Administração Pública e aqueles por ela controlados selecionam a melhor proposta entre as oferecidas pelos vários interessados, com dois objetivos – a celebração de contrato, ou a obtenção do melhor trabalho técnico, artístico ou científico.”

Já para a conhecida autora Maria Sylvia Zanella Di Pietro, citando José Roberto Dromi, licitação se refere a “procedimento administrativo pelo qual um ente público, no exercício da função administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitam às condições fixadas no instrumento convocatório, a possibilidade deformularem propostas dentre as quais selecionará e aceitará a mais conveniente para a celebração do contrato.”

Após discussões e levando-se em consideração os conceitos acima mencionados, concluímos que licitação é um procedimento administrativo vinculado (de observância obrigatória) em que a Administração Pública convoca interessados, por meio de instrumentos formalmente estabelecidos (edital ou convite), a apresentarem propostas para fornecimento de bem, obra ou serviço de modo a escolher a mais vantajosa para o erário, obedecendo-se os princípios elencados pela lei 8.666/93.

Os conceitos acima mencionados apresentam traços semelhantes, demonstrando ambos, diversas características deste procedimento complexo que é a licitação. Trata-se, portanto, da forma mais equânime, equitativa que encontrou o Estado em contratar, de maneira sempre a buscar a melhor proposta para a Administração Pública.

Como grande parte dos recursos utilizados pela Administração Pública em compras e contratações são originários de impostos pagos pelo contribuinte, a motivação para a existência da licitação é a garantia do bom uso desse dinheiro público.

Levando-se em consideração as menções acima, infere-se da lei 8.666/933 que as obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas em Lei.

2. Finalidades

A licitação, como instrumento de julgamento objetivo, possui uma dupla finalidade:

1- propiciar oportunidade igual a todos, ou seja, destina-se a observância do princípio constitucional da isonomia, à aqueles que desejarem participar do processo licitatório e contratar com a Administração Pública, condicionados a comprovação de qualificação – de ordem jurídica, técnica, econômico-financeira e fiscal - para realizar objeto pretendido pela administração;

2- selecionar a melhor proposta para a Administração, a qual será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

3- Promover o desenvolvimento sustentável, procedimento administrativo que deve ser voltado inteiramente para o desenvolvimento social sustentável com a utilização de bem e serviços pela Administração Pública de modo a evitar lesões a todos, aos direito fundamentais, quando diante de uma economia voltada para o excesso e ao consumo desenfreado. É indispensável que o Poder Público, nos processo licitatórios, procure impedir a degradação ambiental por criação de indústrias e aquisições atentando-se para a sustentabilidade.

3. Importância dos Princípios

O Brasil, após a promulgação da Constituição Federal de 1988, iniciou sua escalada para uma tentativa de melhoria da Administração Pública, trazendo expressamente em seu art. 37, caput, diversos princípios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com