TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leonardo Davinci

Por:   •  5/9/2016  •  Ensaio  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

        O italiano Leonardo da Vinci tinha várias habilidades e atuou em diferentes áreas. Foi engenheiro, arquiteto, mecânico, desenhista, pintor e anatomista. Além de fazer muitas coisas, fazia tudo com grande perfeição. Sua obra Monalisa, é um exemplo dos quadros mais famosos de toda a história da pintura. Leonardo era pensador renascentista. Sua maneira de pensar conviviam ideias da Idade Média e, o novo pensamento que se consolidaria com a Idade Moderna.

        Existiam duas caraterísticas da ciência moderna que já estavam presentes no pensamento de Leonardo. Para esse pensador, o conhecimento da natureza deveria se basear na experiência sensível, e no cálculo matemático. Para ele, a experiência sensível e o calculo matemático explicam a natureza como ela verdadeiramente é. Dessa maneira, eliminava as explicações místicas, espirituais e metafisicas, segundo Leonardo a ideia só poderia ser captada pela experiência sensível e pela matemática.

A maior parte da sociedade e dos cientistas defendia a teoria de Ptolomeu, baseada na física de Aristóteles, a qual sustentava que a Terra no centro do Universo. A resistência ao sistema heliocêntrico durou muito tempo, principalmente à oposição da Igreja Católica, que defendia  o sistema que estava mais de acordo com a história bíblica, o ptolomaico, alemão Kepler, estudou o movimento dos planetas e demonstrou, por meio de cálculos matemáticos, que os planetas giravam em torno do Sol.

O filósofo e matemático italiano Galileu Galilei não foi o inventor da luneta, mas aperfeiçoou esse instrumento. Por exemplo, desde Aristóteles dizia-se que o universo era dividido em duas partes: o mundo sublunar, e o mundo celeste. Contudo, Galileu viu que a Lua não era perfeita, pois havia irregularidades e crateras em seu solo. Percebeu também que o Sol não era perfeito, pois apresentava manchas que se modificavam constantemente. Galileu percebeu que Júpiter tinha luas girando ao seu redor e que Vênus girava em torno do Sol. Portanto, era possível que a Terra girasse em torno do Sol ao mesmo tempo em que a lua girasse em torno da Terra.

O pensamento e as investigações de Galileu chocavam-se com a crença e os dogmas do cristianismo, em 1633, ele foi condenado pelo tribunal de Inquisição, que o forçou a negar todas as conclusões de seus estudos. Hoje sabemos que Sol é um dos focos do universo e, portanto, adotamos o sistema heliocêntrico (o Sol está no centro do Sistema Solar).

Galileu não reconhecia a autoridade da Igreja ou da Bíblia. Segundo ele, existiam leis naturais certas e imutáveis. Galileu estudava a natureza observando-a e realizando experimentos para confirmar suas hipóteses. A natureza tinha uma ordem, uma regularidade. Poderia ser apreendida pela matemática. Para Galileu, a natureza estava escrita em linguagem matemática.

A revolução copernicana só se completou com o matemático e físico Isaac Newton, elaborou uma teoria física que era simples de entender e ao mesmo tempo explicava todos os movimentos do universo. Sua originalidade foi perceber que as leis e as forças que agem na Terra são as mesmas que agem nos movimentos dos planetas. Exemplos a força gravitacional e o principio ou lei da inércia. A força gravitacional é responsável pela queda dos corpos.  De acordo com o principio da inércia, todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que forças externas atuem sobre ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (130.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com