TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUNDO DE ADULTOS E PROCESSO DE DIREITOS HUMANOS

Resenha: MUNDO DE ADULTOS E PROCESSO DE DIREITOS HUMANOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 2

O MUNDO ADULTO E O PROCESSO DE AMADURECIMENTO HUMANO

O estudo a respeito da vida adulta é recente. Geralmente, seguiam o enfoque das funções psíquicas na Psicologia Geral, tendo um ponto de vista distante da Psicologia do Desenvolvimento. Não estudavam as diferenças entre os adultos de diferentes idades nem as que os separam dos adolescentes, das crianças e dos idosos.

Esta parte do texto se enfoca a necessidade da continuidade dos estudos a respeito do tema, entre outros aspectos, o conceito e as vivências da vida madura, o condicionamento cultural na idade adulta, a importância do trabalho, do tempo livre e da família na vida adulta, além das mudanças físicas desse período.

Define que a vida adulta representa tanto a plenitude física quanto o começo do declínio - gradual entre os 20 e 60 anos. O estudo relata que um adulto que se mantém forte, condicionado fisicamente aos 50 anos, ele detém cerca de 90% da força de um adulto de 20 anos.

Relata também que no declínio da vida adulta, deve ser considerada a forma como as funções psicológicas são afetadas. No avançar da vida adulta, as reservas de cada um dos órgãos do indivíduo começam a diminuir até se exaurir. Mas, nos últimos anos, decorrente de vários fatores (melhoria da medicina, das condições sanitárias etc), houve um aumento da expectativa de vida.

Mesmo sendo difícil distinguir as etapas posteriores à adolescência, os autores relatam os períodos do ciclo vital, como:

- Juventude ou Segunda Adolescência: 18 a 25 anos

- Vida Adulta Jovem ou Precoce: 25 a 30 anos

- Vida Adulta Média, Amadurecimento Adulto, Crise da Meia-Idade: 30 a 50 anos

- Vida Adulta Tardia ou Segunda Vida Adulta: 50 a 65 anos

→ Juventude e vida adulta jovem

Aqui o relatam que a juventude costuma ser denominada Segunda Adolescência, Adolescência Superior ou Período de Amadurecimento Adolescente, devido a “moratória” ou prolongamento artificial da adolescência na sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com