TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Normas Técnicas para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  10/3/2017  •  Artigo  •  3.003 Palavras (13 Páginas)  •  1.488 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Cristiane Dupret

Manual de Normas Técnicas para elaboração

de Trabalho de Conclusão de Curso

Rio de Janeiro

2015

SUMÁRIO

1 introdução. 2 formatação. 2.1 formatação de página (tamanho, margens, fonte e espaçamento). 3 divisão dos elementos. 3.1 capa. 3.2 folha de rosto. 3.3 resumo e palavras chave. 3.4 sumário. 3.5 introdução. 3.6 desenvolvimento. 3.7 conclusão. 3.8 referências bibliográficas. 4 orientações a serem seguidas durante a elaboração da parte textual

RESUMO

Este manual, disponibilizado pela Universidade Estácio de Sá, se destina a abordar e esclarecer as normas técnicas para elaboração de trabalho científico de conclusão do curso de direito, junto à Universidade Estácio de Sá. O presente manual procura esclarecer os elementos pré textuais, textuais e os pós textuais, classificando cada um deles, assim como fornece modelos a serem seguidos pelo aluno na elaboração do seu TCC. As normas a serem obedecidas se baseiam em um conjunto formado pelas NBRs da ABNT, assim como pelas disposições do Regulamento para o Trabalho de Conclusão do Curso, disponibilizado a todos os alunos de TCC, na biblioteca virtual da disciplina, por seus professores. O Manual objetiva esclarecer os padrões a serem observados na divisão do trabalho, sua formatação, assim como critérios a serem seguidos na citação de fontes. Para isso, as regras espelham as definições trazidas pela ABNT para trabalhos de conclusão de cursos.

1 INTRODUÇÃO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma iniciação à pesquisa, desenvolvida por acadêmicos, que são orientados por um professor da Instituição, nos quesitos técnicos e de conteúdo.

Para que o conhecimento produzido na Universidade Estácio de Sá goze de credibilidade científica, torna-se necessário que os trabalhos de conclusão de curso obedeçam rigorosamente as regras exigidas pelos padrões vigentes.

Para alcançar tal finalidade, foi elaborado o presente manual, que objetiva esclarecer as normas técnicas que precisam ser observadas na elaboração do trabalho de conclusão de curso, a ser apresentado à Universidade Estácio de Sá, como condição para a obtenção do diploma de bacharelado em direito.

Dentre os trabalhos acadêmicos, a Universidade Estácio de Sá optou pela escolha do artigo científico, consoante artigo 1º do Regulamento, que precisa ser elaborado em observância às normas contidas no presente manual, assim como no Regulamento da Universidade, devendo corresponder a uma reflexão sobre determinado tema mediante investigação científica, com aplicação prática sistematizada de competências desenvolvidas ao longo do curso.

O presente manual é dividido na abordagem dos elementos pré textuais, textuais e pós textuais, esclarecendo ao graduando todos os critérios que deverão ser observados na elaboração e entrega do TCC ao professor tutor.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT)  especifica as Normas Brasileiras (NBR), que devem ser observadas na elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). A ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica em nosso país.

As orientações do presente manual seguem os padrões da ABNT, especificamente a NBR 6023, 6028, 10520 e 14724, com adequação ao Regulamento da Instituição.

Cada uma das normas acima se refere a aspectos específicos do TCC:

- NBR 14724 - específica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos , visando sua apresentação à instituição;

- NBR 6022 – Normas para referências;

- NBR 6028 – Estabelece normas para redação e apresentação de resumos;

- NBR 10520 -  Especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos;

A observância das normas acima é obrigatória e funciona como condição de aprovação do graduando. Não será liberado para apresentação em Banca o aluno que não observe as normas do presente Manual.

2 FORMATAÇÃO

A formatação do TCC deve ser realizada de acordo com as Normas Brasileiras da Associação brasileira de Normas Técnicas, citadas na Introdução do presente Manual.

2.1 Formatação de página (tamanho, margens, fonte e espaçamento)

A formatação da página se dará de acordo com os seguintes critérios: folha A4, com texto digitado em cor preta, em papel branco ou reciclado.

As margens devem ser:

Esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; para o verso, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm.

Recomenda-se, quando digitado, a fonte tamanho 12 para todo o trabalho, em letra arial ou times new roman, inclusive capa, excetuando-se citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, que devem ser em tamanho menor (número 9) e uniforme.

O espaçamento do texto deve ser de 1,5, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências . Para adequar a formatação, em elaboração no word, vá em layout ou configuração de páginas, onde todos os critérios devem ser definidos.

3 DIVISÃO DOS ELEMENTOS

O TCC é formado por parte externa e interna. Na parte externa é elaborada a capa. A parte interna é formada pelos elementos pré-textuais, textuais e pós textuais. Os elementos textuais (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) do artigo deverão ter entre 15 e 30 páginas.

Todas as etapas de elaboração do Trabalho serão objeto de avaliação de acordo com um cronograma de postagens e o conteúdo da disciplina constantes na webaula. O regulamento esclarece cada uma das atribuições dos professores orientadores e dos Coordenadores de TCC, assim como dos alunos.

A ordem de páginas a ser seguida será:

- CAPA

- FOLHA DE ROSTO

[pic 1]

- RESUMO COM PALAVRAS CHAVE

[pic 2][pic 3][pic 4]

- SUMÁRIO (Pode ser resumido, indicando apenas a Introdução, o desenvolvimento com os capítulos, as considerações finais e a bibliografia)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (424.1 Kb)   docx (196.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com