TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas Cautelares

Por:   •  14/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.746 Palavras (15 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 15

01. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem o objetivo de discorrer a respeito da medida cautelar prevista no artigo 282 do Código de Processo Penal, após as mudanças trazidas pela Lei 12.403 de 2011, que altera o dispositivo legal, trazendo novas medidas cautelar substitutiva as penas privativas de liberdade. Apresentando seus princípios, requisitos, momento para a decretação e as hipóteses.

        Todas as restrições de direitos pessoais e à liberdade de locomoção prevista no ordenamento jurídico, antes do transito em julgado e a partir da Lei 12.403/11, recebem a designação de medidas cautelares. As principais alterações trazidas por esta lei são o tratamento sistemático e estruturado das medidas cautelares, o aumento do rol das medidas cautelares de natureza pessoal.

        O uso das medidas cautelares é mais delicado, diante de sua natureza pessoal, há necessária de prudência em sua aplicação, pois tais medidas afetam a liberdade de locomoção e a intimidade. Devem ser aplicadas com base no principio da proporcionalidade, conjugada com a adequação da medida. Requer a ponderação dos valores envolvidos no conflito. Cabe ao juiz ponderar tais valores e aplicar no caso concreto.

                         

02. PRINCÍPIO DA LIBERDADE

        A liberdade constitui regra no ordenamento jurídico, estando assegurada a sua inviolabilidade na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, caput “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade...“. O inciso LXI prescreve que “ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente...” Os incisos LXIII, LXIV e LXV do mesmo artigo, regulam a maneira pela qual a prisão deve ser formalizada. No inciso LVII, contemplou “que ninguém será considerado culpado até transito em julgado de sentença penal condenatória”. Desta forma a presunção de inocência é valor absoluto em um Estado Democrático de Direito.

        A liberdade consiste no direito de ir e vir ou permanecer. Trata-se de um direito fundamental, pois sem ela outros direitos não podem ser exercidos. São muitas as exigências constitucionais e legais para se poder restringir ou suprimir a liberdade. A restrição deve ser justificada e necessária, porque a liberdade é a regra; sua supressão ou restrição é exceção.

        

03. CONCEITO

        Para o autor Guilherme NUCCI (2012, pg. 607) a medida cautelar trata-se de um instrumento restrito da liberdade, de caráter provisório e urgente, diverso da prisão, como forma de controle e acompanhamento do acusado, durante a persecução penal, desde que necessária e adequada ao caso concreto.

        As medidas cautelares possuem natureza instrumental, estão a serviço do processo, não são penas, são medidas que impedem por um tempo necessário a liberdade do individuo. Existem para assegurar a aplicação da lei penal e da eficácia do processo penal ou da investigação ou para evitar novas infrações penais, quando do agente em liberdade. Existem para assegurar a efetividade do poder de punir do Estado.

04. DISPOSITIVO LEGAL - DECRETAÇÃO

        O artigo 282 do CPP faz a previsão das medidas cautelares e traça em seus incisos o regramento para a sua decretação, estabelecendo que o juiz, para tanto, deverá utiliza dos critérios da necessidade e adequação, a seguir:

“Art. 282. As medidas cautelares previstas neste Título deverão ser aplicadas observando-se a:

I - necessidade para aplicação da lei penal, para a investigação ou a instrução criminal e, nos casos expressamente previstos, para evitar a prática de infrações penais;

II - adequação da medida à gravidade do crime, circunstâncias do fato e condições pessoais do indiciado ou acusado.

§ 1o As medidas cautelares poderão ser aplicadas isolada ou cumulativamente.

§ 2o As medidas cautelares serão decretadas pelo juiz, de ofício ou a requerimento das partes ou, quando no curso da investigação criminal, por representação da autoridade policial ou mediante requerimento do Ministério Público.

§ 3o Ressalvados os casos de urgência ou de perigo de ineficácia da medida, o juiz, ao receber o pedido de medida cautelar, determinará a intimação da parte contrária, acompanhada de cópia do requerimento e das peças necessárias, permanecendo os autos em juízo.

§ 4o No caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas, o juiz, de ofício ou mediante requerimento do Ministério Público, de seu assistente ou do querelante, poderá substituir a medida, impor outra em cumulação, ou, em último caso, decretar a prisão preventiva (art. 312, parágrafo único).

§ 5o O juiz poderá revogar a medida cautelar ou substituí-la quando verificar a falta de motivo para que subsista, bem como voltar a decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem.

§ 6o A prisão preventiva será determinada quando não for cabível a sua substituição por outra medida cautelar (art. 319)”.

05. DECRETAÇÃO DA MEDIDA CAUTELAR

        A fase investigatória é de natureza administrativa e admite várias providências de natureza cautelar. As cautelares dependentes de ordem judicial podem ser objeto de representação feita pela autoridade policial, nos termos apresentados no art. 282, § 2º, CPP, descrito:

“§ 2º As medidas cautelares serão decretadas pelo juiz, de ofício ou a requerimento das partes ou, quando no curso de investigação criminal, por representação da autoridade policial ou mediante requerimento do Ministério Público.”

        Segundo o autor Fernando Capez (2014, pg. 269), as medidas cautelares serão decretadas: No curso da investigação criminal mediante: a) representação da autoridade policial; b) requerimento do Ministério Público; Durante o processo: a) de ofício pelo juiz; b) a requerimento de qualquer das partes. O juiz pode decretar de ofício medidas cautelares durante a investigação criminal. Ao receber os autos de prisão em flagrante, o juiz poderá conceder a liberdade provisória com ou sem fiança, ou mediante qualquer outra medida cautelar alternativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (189.2 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com