TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Projeto para monografia em Direito

Por:   •  10/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  3.929 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

NOME DO ALUNO

Título da Monografia

CURSO DE DIREITO

SÃO PAULO

2015

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

NOME DO ALUNO

Título da Monografia

CURSO DE DIREITO

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Direito à FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas para obtenção do título de Bacharel em Direito, sob orientação do professor Diego Santos Sanchez.

SÃO PAULO

2016


ROTEIRO

APRESENTAÇÃO        4

JUSTIFICATIVA        4

PROBLEMATIZAÇÃO e OBJETIVOS DA PESQUISA        4

OBJETIVOS GERAIS        5

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

REFERENCIAL TEÓRICO        5

METODOLOGIA DE PESQUISA        6

SUMÁRIO PROVISÓRIO        6

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        6

REFERENCIAIS DO PROJETO DE PESQUISA        7


APRESENTAÇÃO

Inicialmente o aluno deverá fazer uma apresentação sobre o tema a ser abordado, informando quais são as áreas do Direito que serão abordados (ex.: Direito Civil, Direito Constitucional; etc)

JUSTIFICATIVA

Ao final da apresentação deve o aluno justificar o porquê da escolha deste tema, demonstrando a relevância em termos pessoal, social e acadêmico. Isso quer dizer que deve demonstrar o motivo pelo qual o pesquisador se interessou pelo tema, assim como qual a importância da pesquisa para a sociedade e para o meio acadêmico.

PROBLEMATIZAÇÃO e OBJETIVOS DA PESQUISA

A problematização consiste na demonstração de quais serão os pontos a serem abordados na pesquisa. Isso quer dizer que será necessária uma pesquisa prévia para a realização deste tópico.

O aluno deve definir o que se pretende estudar. O objetivo deve conter na sequência: o VERBO que descreve o que o autor vai realizar e as VARIÁVEIS que irá estudar.

Neste tópico poderá o aluno elaborar questões que pretende responder após a realização da pesquisa. Sua ideia inicial acerca do tema.

OBJETIVOS GERAIS

Os objetivos gerais consistem no tema geral a ser estudado. A matéria como um todo, contextualizando o tema da pesquisa para após “verticalizar” a pesquisa, aprofundando no assunto proposto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Já nesta oportunidade o aluno deverá demonstrar qual é o tema específico da pesquisa. É neste momento que o pesquisador delimita o assunto, explicando o máximo possível sobre isso.

REFERENCIAL TEÓRICO

Neste momento o aluno descreve ao máximo acerca do assunto proposto, realizando um discurso sobre o tema. Deve o aluno apresentar conceitos que já possui, bem como demonstrar qual é o entendimento doutrinário acerca do tema.

Importante dizer que em um trabalho de monografia não é fundamental a criação de teses sobre temas. O importante é demonstrar como o tema é visto pelos doutrinadores, pelos Tribunais, e demais fontes de pesquisa. Isso quer dizer que TUDO o que for colocado na pesquisa deverá ser indicado sua fonte. Obviamente é importante o aluno colocar suas ideias. O trabalho não é cópia de outros, ou compilados. Deve o estudante entender sobre o assunto e discorrer em seu trabalho, referenciando de onde obteve aquelas ideias.

METODOLOGIA DE PESQUISA

Podem utilizar os seguintes termos, alterando o necessário:

Para o desenvolvimento da presente pesquisa será utilizado o método de abordagem a ser utilizado será o bibliográfico, analisando casos do cotidiano. O método de procedimento a ser utilizado será o dissertativo-argumentativo. A metodologia adotada se baseia na pesquisa teórica acerca do tema abordado, através da análise das fontes do direito tais como legislação constitucional e infraconstitucional, doutrinas, jurisprudências.

SUMÁRIO PROVISÓRIO

O sumário provisório é um dos pontos mais importantes para a realização de uma pesquisa, pois assim há um ponto de partida e um norte para a realização do trabalho. Não quer dizer que não poderá ser alterado. É provisório. Após a realização da pesquisa poderá o aluno verificar que outros pontos são importantes para a pesquisa, ou que aqueles propostos inicialmente não sejam necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com