TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Absolutismo e o Fortalecimento Real

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO:

No início da Era Moderna alguns acontecimentos foram determinantes: o desenvolvimento da ciência e das artes e as Reformas Protestantes estão entre eles. Como consequência desse último fenômeno, sobreveio ao continente europeu uma desestruturação progressiva do chamado Sacro Império Romano-Germânico, que havia se desenvolvido ainda na Idade Média. A partir disso, começaram as guerras civis religiosas, que provocaram um caos político. Essa situação caótica exigia um novo modelo político como resposta. Esse novo modelo foi o Estado Absolutista, ou simplesmente Absolutismo.

1.0 - ABSOLUTISMO

O absolutismo basicamente é um sistema de poder em que, o governante concentra todo o poder em suas mãos e o mesmo não deve satisfação a ninguém. A vontade dele é soberana e deve ser respeitada acima de qualquer coisa.

Um exemplo e símbolo do Absolutismo é o Rei Francês Luís XIV, o mesmo se intitulava como o Rei Sol.

Neste sistema de politica centralizado, a pessoa se tornava rei através da hereditariedade. Normalmente somente os filhos homens e os mais velhos era quem herdavam o trono. Mas não será sempre assim, pois veremos que em alguns momentos isso será revisto, e o trono passará a ser herdado também por mulheres. Como é o caso da Inglaterra onde podemos observar a presença da Rainha Elizabeth herdando o trono do pai, e antes disso sua irmã já havia herdado. Mas normalmente eram os homens, tanto que na guerra dos 100 anos, eles resgatam a lei sálica, onde só deveria ser levado em consideração o parentesco por parte de pai, tanto faz quem é sua mãe ou não.

Esse sistema surge na baixa idade média (final da idade média) e neste momento podemos ver o enfraquecimento dos senhores feudais. Os senhores Feudais que eram membros da nobreza e do clero, passaram por uma série de problemas, entre os quais investiram muito dinheiro nas cruzadas o que acabou enfraquecendo, empobrecendo esses senhores Feudais. Tiveram também alguns problemas de ordem natural que causaram baixas nas plantações e isso fez também com que esse povo perdesse força. Eles perderam a força porque viviam dos impostos e do trabalho dos camponeses. A partir do momento em que essa produção entra em colapso por alguns problemas naturais, eles arrecadam menos impostos.

O sistema feudal de produção é baseado na autossuficiência, eles produziam tudo que precisavam, por isso que o comercio existia de maneira bastante enfraquecida.

2.0 - O Fortalecimento Real

Com o surgimento do capitalismo, o comércio ganhou força. Isso tem haver com vários fatores, inclusive também com as cruzadas. Os reis deixam de ser suseranos, onde trocavam votos de fidelidade em troca de terras, para serem soberanos em troca de mecanismos políticos. Os reis se fortaleceram, porque vários grupos da sociedade precisavam do poder do Rei. Os grupos que precisavam do poder do Rei eram: A NOBRESA tinha investido muito recurso nas cruzadas. As cruzadas foram guerras organizadas pela igreja, com o intuito de tomar a terra santa, pois a mesma estava sobre poder de povos da religião mulçumana, que a igreja chamava de infiéis, por isso ela chama os Nobres, que era para tomar as terras de volta. Porém essas guerras não deram muito certo. Eles não conseguem retomar essas terras, e ainda investem seu dinheiro e acabam ficando com seus recursos prejudicados. Então os nobres fazem uma aliança com o rei, porque a partir do momento que o Rei se fortalece, começa a ter uma arrecadação de impostos maiores, eles conseguem ser funcionários desses Reis, ficam a sombra desses Reis, dependendo de favores, e isso irá melhorar a sua condição econômica. Já as BURGUESIAS tiveram um motivo bem especial para apoiar o poder do Rei. A Burguesia é uma classe que irá sobreviver do comercio. Quando os Europeus eles saem do eixo que a gente chama de Ocidente e vão para o oriente, eles começam a encontrar um monte de coisas legais, especialmente chás, temperos. Esses homens do fim da idade média para o inicio da idade moderna, Eram homens que comiam muito mal. Porque a comida não era temperada, eles não conheciam ainda vários elementos que a gente coloca em nossa comida para deixarem elas saborosas. As comidas eram preparadas basicamente com o sal. E quando eles foram para o Oriente eles descobriram as chamadas especiarias, que são temperos que além de conservar a carne, servir como remédios, deixam a comida bem mais saborosa. Então eles iniciaram além desse comércio de especiarias, também o comércio de tecidos e chás. Começam a trazer esses produtos para o Ocidente, e as pessoas ficaram enlouquecidas, todos queriam. Isso fez com que o comercio fosse reaquecido, ganhando cada vez mais força.

Então essa classe comercial chamada Burguesia, que enriquece tanto pelo comercio, quanto pelo fato de emprestar dinheiro, não emprestavam dinheiro apenas para fazer favor, eles emprestavam e recebiam mais do que emprestavam. Essa Burguesia necessitou da ajuda do rei, basicamente por dois motivos: Primeiro porque dentro da Europa estava tudo desfragmentado, cada feudo tinha a sua moeda, o que era difícil comercializar desta forma. Eles queriam que o Rei tomasse conta do território para colocar uma única moeda, onde eles conseguiriam fazer comercio com a maior quantidade de gente. Era necessário além dessa unificação da moeda, a formação de exercito permanente, de um aparato jurídico, de uma unificação dos impostos, os pesos, as medidas, Tudo isso para facilitar o fortalecimento do comercio. Por isso a burguesia necessitou da formação do absolutismo. Portanto os Reis também para se fortalecerem, apesar das igrejas serem contra a unificação dos Reis, porque temiam o que isso significaria para ela. Os Reis estabelecerão também uma união com a igreja. Por isso a expressão “união trono e altar”. Pois a igreja e o estado se apoiavam mutuamente, o politico usava o sagrado e o sagrado usava o politico. O proibido ou permitido na ordem religiosa era também na ordem civil, Tanto que a coroação de um monarca era realizada por um bispo, papa, a igreja tinha que estar presente naquele momento da coroação. Nesse sistema Absolutista existia uma série de Teóricos. Os Teóricos eram pessoas intelectuais que estudavam sobre o absolutismo e desenvolviam teorias para fundamentar e justificar a centralização do poder, para explicar as demais pessoas, porque era necessário e importante manter o sistema absolutista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (171.3 Kb)   docx (754.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com