TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Candomblé

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.045 Palavras (13 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 13

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade Mineira de Direito

Ana Tereza Caetano Martins dos Santos

Ane Caroline Arreguy Silva

Arthur Fortes Moreno Fernandes

Estevão Dias Mello dos Santos

Glisia Maris Macedo Vilaça

Victor Eugênio de Oliveira Campos

Vinicius Vasconcelos de Castro

CANDOMBLÉ


Contagem

2016

Ana Tereza Caetano Martins dos Santos

Ane Caroline Arreguy Silva

Arthur Fortes Moreno Fernandes

Estevão Dias Mello dos Santos

Glisia Maris Macedo Vilaça

Victor Eugênio de Oliveira Campos

Vinicius Vasconcelos de Castro

CANDOMBLÉ

Trabalho apresentado à disciplina Cultura Religiosa: Fenômeno Religioso do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção da média semestral.  

                                                     

Professor: José Ruiz Guillén

                                       

Contagem

2016

1 CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIOCULTURAL

O presente trabalho tem como objeto o “Candomblé”. É uma religião com fortes laços naturais que trabalha e cultua a força das divindades presentes na Terra e a espiritualidade. Seus cultos, são destinados aos orixás, voduns e nkisis, variando de acordo com a nação. 

Para sobreviverem à perseguição dos colonizadores portugueses e objetivando a prosperidade da religião, os adeptos à mesma passaram a associar as imagens dos “Orixás” aos santos católicos em um fenômeno chamado de sincretismo religioso.

Os “Orixás” são ancestrais divinizados africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos (primeiro modelo ou imagem de alguma coisa). Foram cultuados no século XVI por tribos africanas, ainda na África, e essa junção de Orixás deu-se no Brasil com a vinda, para o mesmo local, de escravos de varias tribos. No Brasil, a religião culta, junto ao Deus criador dos orixás Oludumaré, apenas 16 dos mais de 200 orixás existentes na África Ocidental.

Essa religião é panteísta, ou seja apresenta um Deus que vive em tudo e outros que são relacionados a elementos da natureza e do universo em geral. Bem como monoteísta, por ter um único Deus supremo.

Ao se reunirem em senzalas, esses escravos escolhiam um chefe que ficava responsável por realizar os ritos aos deuses. Esses chefes eram conhecidos como “Babalorixás” e as mulheres “Yialorixás”.

É uma religião extremamente antiga, tendo seu início em 1549 e passou por varios momentos culturais, como por exemplo a Abolição da Escravatura, e mantém-se viva até os días atuais, com varias mutações.  Atualmente, há aproximadamente três milhões de brasileiros que frequentam o Candomblé que espalha-se por diversos terreiros.

Dentre varios grupos que vieram para o Brasil, trazidos da África, temos:

      • Yoruba – grupo da Nigéria, com aproximadamente trinta milhões de pessoas. É o segundo maior grupo e representa 20% da população. Vivem também no Brasil, Togo, Gana, República Dominicana, Cuba, Serra Leoa e República do Benin.

     • Ewe – ou Jeje – está presente em Gana, Togo e Benin.

     • Fon – tem a população do sul de Benin e do sul de Togo. Teve sua maior expressão histórica na fundação do Reino Dahomey (Reino do Daomé), onde é atualmente Benin. Durou até 1901 e fundou-se no século XVII, conquistado por tropas senegalesas e pela França.

O candomblé espalhou-se por varias regiões do Brasil por fatos históricos,culturais e sociológicos fazendo surgir as “Nações”, que são “ramificações” do candomblé. São conhecidas como Nagô, Ioruba, Ketu, Efan, Ijexá, Jeje, Xambá e outras.

Por ter se transformado numa religião extremamente vasta, possui mitologias diferentes, mas se entrelaçam num ponto em comum: todos os deuses, independente de seu nome, são criados por um único Deus. Na mitología Yoruba, o deus supremo é chamado Olorum ou Olodumare.  Na mitologia Fon, Mawu é o deus supremo que criou os Voduns, e na mitologia Bantu, o deus é Zambiapongo, também conhecido como Zambi.

Para uma melhor execução há uma espécie de hierarquia no Candomblé, com Sacerdotes, intrumentistas e diversas funções associadas à organização social.  Possui cerimoniais para seus adeptos com ritos que mostram sua singularidade. Têm-se a leitura de búzios, a preparação e entrega de alimentos para cada uma das entidades ou as complexas e prolongadas iniciações dos filhos-de-santo. Com esas ceremonias, o Candomblé liga os seres humanos à seus seres astrais.

Portanto, o Candomblé que antes era uma religião localizada na Bahia e Pernambuco, caracterizada por ser uma religião dos negros descendentes de escravos, difundiu-se durante os anos, por vários locais, se tornando religião também daqueles de origem não-africana.  

2 DOUTRINA

Os Orixás possuem personalidades, habilidades e preferências ritualísticas e são relacionados a um fenômeno natural. Toda pessoa é escolhida, no ato de seu nascimento, por um ou vários orixás para ser incorporado o qual o Babalorixá (pai de santo) identificará. Nem todos os orixás podem ser incorporados, alguns somente são cultuados em árvores pela coletividade dos adeptos, aqueles envolvidos na criação do universo também não são matéria de incorporação. 

Os rituais do Candomblé são realizados em templos que podem ser chamados de casas, roças ou terreiros e muitas vezes envolvem a oferenda de animais, vegetais e minerais, cantos, danças e roupas especiais. Estes terrenos seguem uma determinada linhagem que admite a posse de liderança sendo elas patriarcal, matriarcal e mista. A primeira admite somente homens nos papéis de líderes, a segunda apenas as mulheres podem exercer tal função e a terceira não assume restrições quanto ao gênero sexual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com