TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Candomblé - A Crença Religiosa

Pesquisas Acadêmicas: Candomblé - A Crença Religiosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

A religião dos iorubás é uma mistura curiosa de teísmo puro e idolatria. Todas as pessoas acreditam em um Deus universal, criador e preservador de todas as coisas, a quem geralmente chamamos de Ọlọrun (ó li ọrun), o proprietário ou o Senhor do Céu e, às vezes por outros nomes, como Olodumare, o sempre justos, Ọga -Ogó, um alto Glorioso, Oluwa, Senhor. Eles sustentam as doutrinas da imortalidade da alma e de castigos e recompensas futuras, mas sobre estes pontos as suas noções são obscuras. Todos os mortos estão no orun, espaço/céu . Òke ọrun, o Céu/espaço Superior, é a morada dos justos, e Ọrun-apadi, o Céu/espaço de crueldade, é o lugar de punição.

Os ídolos nunca são confundidos com Deus, seja em nome ou personagem. Eles são chamados de orişás, um nome que parece ser derivada da palavra aşa, costumes ou cerimônias religiosas. Entre os numerosos orişas adorados existem três grandes, chamados Obatalá, Sango e Ifá. Obatalá é pensado como o primeiro a ser feito e maior de todas as coisas criadas. Outros, no entanto, afirmam que ele não era nada mais do que um antigo rei do Yorubá, e eles professam a dizer o nome do pai. Seu nome Obatalá parece ser uma contração de ọba ti nlá, o rei que é grande, ou de ọba ti Àla, o rei da brancura, pureza. Um pano branco (Àla) é usado por seus adoradores. Alguns de seus outros nomes são, Orişa nlá, Orixá grande; Alamọrere, ele é do barro bom, porque ele fez o corpo humano de argila, e popo orixás, os orixás da porta, porque ele é o guardião das portas do cidades. Ele é freqüentemente representado como um guerreiro a cavalo, segurando uma lança. Mas se Iyangbà é Obatalá. Os dois são um, ou em outras palavras, Obatalá é um andrógino, representando as energias produtivas da natureza, como distinto do poder criador de Deus. Obatalá faz ou produz os corpos dos homens, mas o próprio Deus dá vida e espírito, e só Deus é o criador ELEDÁ. O segundo grande Orişa Şangó é, o deus do trovão, que também é chamado Dzakuta, a pedra-arremessada. As pedras ou raios que Şangó lança do céu são preservados como relíquias sagradas. Na aparência, eles são idênticos, com as chamadas machadinhas de pedra achados nos campos da América, mas se eles foram feitos originalmente para machados de guerra, ou de couro para implementar vestimentas, ou raios emblemáticos, não é facilmente determinada.

De acordo com um relato, Şangó nasceu em Ifẹ, e reinou em Ikoso, uma cidade destruída recentemente, que ficou trinta ou quarenta milhas ao sul de Işaki. Ele era muito viciado em guerras para saquear, em comemoração os seus adoradores, que ainda carregam um saco, como o emblema de saque. Quando uma casa é atingida por um raio, eles têm o direito de saquear, e também roubar muitas cabras e galinhas que eles possam encontrar em qualquer parte da cidade. Eles afirmam que seu mestre foi traduzido vivo para o céu, onde reina em ótimo estado, com um palácio com portas de bronze, e dez mil cavalos, divertindo-se com a caça, pesca e guerra.

Mas a Şangó é bastante abstrato, um ser diferente. Ele é o filho do meio-dia Orungan, e neto de Agandzu, o deserto. Sua mãe é izemodza, a mãe dos peixes, um pequeno rio em Yorubá. Seu irmão mais velho é a natureza Dadá, Onde dos ídolos Yorubá, seu irmão mais novo é o rio Ogun, que leva o nome do deus da guerra e da obra dos ferreiros. Suas esposas são os rios Ọya, Ọşun e Ọbá, seu associado é o Orişako, o deus das explorações agrícolas; seu escravo é Biri, a escuridão, e seu sacerdote é o Magba, o receptor.

O terceiro grande ídolo é Ifá, o revelador de eventos futuros, e o patrono do casamento e do parto. Ele é chamado de Banga, o deus da palma-nozes, por dezesseis nozes de palmeira são empregados na obtenção de respostas. O templo de Ifa está localizado numa aldeia no topo de uma imensa rocha perto Awàye.

Existem vários outros ídolos da nota, como Odúdua, o universo, localizado na Ife, Dadá, a natureza e Orişako, o deus das fazendas, cujo símbolo é uma barra de ferro de grande porte. Essas barras são obtidos a um custo muito alto a partir do sumo sacerdote do ídolo, que habita em Irawọ. Muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com