TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Concreto de Processo Penal

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

Direito Processual Penal 2

Caso Concreto 1:

No caso ora em apreço, nada obsta a concessão do remédio constitucional, trancando a ação penal referente aos acusados Chumbinho e Alfredinho, visto que o indício originário foi obtido por meio de uma empreitada criminosa, cuja qual equipara-se aos delitos hediondos, em especial o de tortura (art. 1º, I, "a", Lei 9455/97).

Caso Concreto 2:

Não é cabível que o Poder Judiciário obrigue o padre a depor, visto que em consonância com o artigo 207 do CPP, ele exerce função de ministério. Portanto, não poderá ser responsabilizado por qualquer crime, se oferecer resistência.

Ressalta-se que ainda que a parte interessada o desobrigue, e ele assim deseje, como autoriza o final da norma contida no artigo 207 do CPP, ele não poderá revelar o que lhe foi confessado, em consonância com o Código de Direito Canônico, in verbis:

“Cân. 984, § 1. É absolutamente proibido ao confessor o uso, com gravame do penitente, de conhecimento adquirido por meio da confissão, mesmo sem perigo algum de revelação do sigilo.”

Portanto, havendo a imposição ao padre e ele sendo obrigado a fazê-lo, tratar-se-ia de prova ilícita, censurada pela CF/88.

Caso Concreto 3:

Trata-se do instituto da Mutatio Libellis, previsto no artigo 384 do CPP, portanto, em homenagem ao princípio da congruência da condenação com a imputação, da ampla defesa, do devido processo legal e da dignidade da pessoa humana, havendo nova definição jurídica do fato, visto que a denúncia narra que houve furto com emprego de destreza e o juízo o condenou por crime de roubo, a sentença, em conjunto com os atos instrutórios após o depoimento da testemunha, devem ser declarados nulos.

Caso Concreto 4:

Não foi acertada a decisão do Magistrado, pois LUIZINHO se encontra preso, e em homenagem ao artigo 360 do CPP, deverá ser citado pessoalmente. No caso de HUGUINHO, como se oculta para não ser encontrado, este será CITADO POR HORA CERTA, como diz o artigo 362 do CPP, e, se na citação por hora certa ele não comparecer, lhe será nomeado defensor dativo. Entretanto, ZEZINHO se acha em local incerto e não sabido, portanto, deve ser citado pela via editalícia, conforme artigo 363, parágrafo único, se não for encontrado, suspender-se-á o curso do processo e do prazo prescricional.

Caso Concreto 5:

Como preceitua o artigo 400 do Código de Processo Penal, as testemunhas de acusação devem ser ouvidas em primeiro lugar, seguidas pelas de defesa, e somente após isto, haverá o interrogatório do réu. Tal inversão importa em flagrante prejuízo à defesa em virtude de não poder mais contrapor o que as testemunhas escolhidas pela acusação informarem, restando apenas o interrogatório do réu. Portanto, todos os atos a contar da oitiva da testemunha de acusação devem ser declarados nulos.

Caso Concreto 6

O artigo 66 da Lei Federal 9.099/95 impõe que a citação será obrigatoriamente de forma pessoal, sendo inviável, portanto, citação por hora certa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com