TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito da Maiêutica

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

2) O conceito ou noção da “maiêutica”, para Sócrates, tem relação com o conceito da “dialética”. Primeiramente, expliquem o termo grego desde um ponto de vista “etimológico”. A seguir (levando em consideração o exemplo destacado a apostila, sobre o que poderíamos denominar, a aplicação da “maiêutica”) identifiquem os principais “passos” que sócreates exigiria para o exercício da mesma.

Maiêutica é o nome dado por Sócrates o seu método prático através da dialética. O termo foi empregado por fazer uma alusão divertida ao próprio ofício da mãe (parteira), que trabalhava auxiliando mães a “darem à luz” aos seus bebês. Portanto, sua técnica se baseia em através do diálogo e questionamento, fazer florescer, trazer à verdade, dar à luz, os verdadeiros significados das coisas (conceito natural), que estão escondidas dentro do próprio homem, mas que este ainda não o contempla em sua definição mais pura.

A técnica se consiste em cinco passos que são seguidos durante uma simples conversa, com qualquer pessoa, em qualquer local, exigindo apenas a vontade de diálogo. São estes:

1. Iniciar diálogo e extrair um conceito supostamente conhecido pela outra parte.

2. Perguntar o que é e o que ele entende pelo conceito e deixá-lo se empolgar na resposta (escutar).

3. Se colocar em um estado de ignorância (sem maldade e com boas intenções)

4. Realizar questionamentos ao indivíduo para que este não só encontre problemas em suas definições anteriores, como retorne para reconstruir o conceito de uma forma mais precisa.

5. Repetir o processo de questionamentos até concluírem que chegaram, juntos, até o conceito natural do objeto, ou atestar que não o entendem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (27.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com