TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DA SOCIOLOGIA DA SAÚDE E ATENDIMENTO MAIS DIGNO AO PACIENTE

Por:   •  31/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

ANA PAULA MARQUES GONÇALVES – 1140540

CONCEITO DA SOCIOLOGIA DA SAÚDE E ATENDIMENTO MAIS DIGNO AO PACIENTE

Cuiabá / MT

Março/2019

Conceito da sociologia da saúde e atendimento mais digno ao paciente.

Em tempos onde se fala muito em democracia, ainda nos deparamos com a desigualdade social e cultural e diversos tipos de preconceito. Essa desigualdade social afeta diretamente a saúde deste grupo. Bordieu (1983) utiliza o conceito de capital cultural para compreender as perspectivas do poder. A sociedade define alguns padrões como mais dominantes, o homem branco, ocidental e heterossexual. Essa análise sociológica deveria aprender mais com as diferenças culturais do que com as socioeconômicas.

Um estudo realizado por Anthony Giddens (2005, p,12) monstra que a população mais bem-sucedida são em média mais saudáveis, altos e fortes, e vivem mais tempo. Facilmente podemos compreender o porquê desta afirmação de Anthony, a população mais carente, que não goza de plano de saúde ou não podem pagar uma consulta de rotina, apenas procuram atendimento médico quando já se encontram muito doentes, o que dificulta sua recuperação, aumentado a mortalidade deste grupo. Desta forma podemos concluir que a pobreza, racismo e assimetrias de gênero contribui para um quadro epidemiológico desigual. Os profissionais de saúde passaram a se preocupar mais com as relações de doenças com aspectos sociais e, ao mesmo tempo, a sociologia passou a problematizar a própria relação da sociedade com o corpo e as ideias de saúde e doença.

A Sociologia da Saúde, vem sendo importante para o contexto de reformulação dos departamentos de medicina preventiva, essa disciplina segue fazendo novas investigações e pesquisas relacionadas a política pública de saúde, às diferentes concepções de corpo, saúde e doença, à saúde mental e a sexualidade e gênero.

Desta forma, serve como um apoio ao trabalho do profissional de saúde, no atendimento a esses grupos mais carente de um atendimento com mais qualidade. Pois com a garantia de direitos de um melhor atendimento e melhores condições de trabalho, o profissional da saúde pode melhor atender as necessidades destes usuários e oferecer um atendimento de forma preventiva.

Deve-se levar em consideração o que o usuário precisa, e o que o mesmo deseja quando chega a um posto de saúde, a um hospital a uma academia e outros estabelecimentos que ofertam atendimento à saúde do cidadão.

Referências Bibliográficas

https://sga.claretiano.edu.br/sav/disciplina/eXcgjmhUTDZ6HwVfwfwf/material/sge/MJjNzDP7DuVFVwV . Caderno do Claretiano acessado nos dias 28, 29 e 31/03/19

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com