TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Estado em Maquiavel

Por:   •  4/4/2017  •  Bibliografia  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de Estado em Maquiavél  mostra-se o mais real e em um posicionamento particular aparenta ser o mais presente no atual contexto social e político da sociedade em que estamos inserido , pois Maquiavél se posiciona como cientista e técnico da vida política , e não como um moralista ou pedagogo sendo que o mesmo nunca  reprova ou louva as ações políticas.

   Utilizando-se de um método baseado no empirismo pragmático , Maquiavél rompe com a Escolática , afirmando que bastava-se a naturezas das coisas. Mostra  através de sua obra “ O Príncipe’’  que o  homem será mau , espontaneamente sempre que tiver oportunidade de ser , bom coativamente , só quando forçado a  ser , ao analisarmos dados da CGU ( Controladoria Geral da União ) é possível constatar como esse conceito aplicado as estatísticas de uso indevido de bens públicos é real , mas  através de situações judiciais os  indivíduos tendem a ter um bom comportamento ( através principalmente de fiscalização).Ao contrário do que muito se generalizou no censo comum Maquiavel não pregava uma autoridade sem limites e sem controle , sendo que o mesmo  apontava  a corrupção como algo fatal , que degradava a virtu , a capacidade de agir.

Para Maquiavél  a virtú deve ser vista como uma forma do livre-arbítrio do governante, sendo a principal variável na condução do principado. A Virtù é a capacidade do príncipe para ser flexível às circunstâncias, mudando com elas para agarrar e dominar a Fortuna. Ou seja, um príncipe que agir sempre da mesma maneira e de acordo com os mesmos princípios em todas as circunstâncias fracassará e não terá Virtù alguma. Para ser senhor da sorte ou das circunstâncias, deve mudar com elas e, como elas, ser volúvel e inconstante, pois somente assim saberá agarrá-las e vencê-las. Em certas circunstâncias, deverá ser cruel, em outras, generoso; em certas ocasiões deverá mentir, em outras, ser honrado; em certos momentos, deverá ceder à vontade dos outros, em alguns, ser inflexível. O ethos ou caráter do príncipe deve variar com as circunstâncias, para que sempre seja senhor delas. O que aparentemente  p

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com