TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Confucionismo & Taoismo

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.891 Palavras (12 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 12


           

 

CONFUCIONISMO

&

TAOÍSMO 

Palmas - TO

 2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de explicar os conceitos básicos do Confucionismo e Taoísmo e ampliar os conhecimentos acerca deles.

ORIGEM.

Foi fundado em 500 a.C na China por Confúcio, também chamado de Kunf Fu – Tze e Mestre Kung, tinha como escopo desenvolver ideias comportamentais as quais deveriam contribuir para que as pessoas tivessem uma relação social menos litigiosa, tendo em vista que na época de sua criação a China passava por momentos de grandes conflitos. O confucionismo é considerado como uma filosofia de vida, sendo vista como religião por alguns devido aos seus rituais e sistematização.

Para orientar seus discípulos, Confúcio reuniu 5 livros clássicos do pensamento chinês e os fez de material de estudo. I Ching é o mais conhecido dentre os livros de ensinamentos deixados por Confúcio. Traz a ideia de que o universo é regido por duas forças ou qualidades, complementares e opostas em sua essência, Yin (feminino) e Yang (masculino) que encontram-se em constante mudança. Após sua morte em 479 a.C esses discípulos continuaram com a disseminação de suas ideias reunindo seus pensamentos em analectos. No século III a.C  o confucionismo foi a religião oficial do governo. Já em 1912, com a proclamação da República da China, o confucionismo deixou de ser a religião oficial devido à interpretação dada pelo líder chinês, que enxergava suas ideologias como contrárias ao comunismo. Mao-Tsé-Tung chegou ao ápice da sua ojeriza pelo confucionismo, profanando o túmulo de Confúcio, porém, após sua dinastia o confucionismo passou a ser patrimônio cultural.

A cultura chinesa está intrinsecamente ligada ao nome de Confúcio que também é chamado de Kunf Fu – Tze e Mestre Kung, ocupante do posto mais alto entre os mestres, há sempre reverencia dos chineses ao mencioná-lo, como O Primeiro Mestre. Sua importância é reconhecida mesmo que ninguém afirme que Confúcio tenha criado sozinho a cultura chinesa, sendo que o próprio reduzia a importância de sua originalidade afirmando ser apenas um “apreciador dos antigos”.  

Confúcio embora não seja autor da cultura chinesa foi seu supremo editor e disseminador, ele colocou sua cultura sob um foco que permaneceu extraordinariamente distinto durante 25 séculos.  Nasceu por volta de 551 a.C no principado de Lu, nada se sabe de certo a respeito de seus ancestrais, porém sabe-se que não eram pessoas abastadas e que foi criado principalmente pela sua mãe , já que o pai morreu antes que ele completasse 3 anos de idade. Aos 15 anos começou a dedicar-se aos estudos, e instigava seus professores pelas incessantes perguntas de difícil compreensão. Posteriormente assumira vários cargos públicos, sendo o de maior prestigio o de primeiro ministro do rei Lu, momento em que percebeu que a sua mensagem não era aceita como de muita importância deixando assim a corte. Sua retidão e honestidade, antagonicamente, foram utilizadas por detentores de altos cargos como empecilho para uma possível promoção, percebendo estes que Confúcio dificilmente se corromperia ao mundo obscuro e repulsante da política corrupta, não tendo muita serventia para esquemas à margem da legalidade.  Acreditava que tinha mais a aprender do que ensinar, mas não deixava de considerar-se um professor, sua ideologia esteve aquém da sua época e, de certa forma, encontra-se bastante avançada, principalmente, para os dias atuais.

Peregrinou por aproximadamente 12 anos ensinando e desenvolvendo com mais vigor sua filosofia. Filosofia esta, bastante conservadora deixando explícita a importância da tradição e defendendo uma forma de viver bem, honestamente, moralmente correta e em equilíbrio com os demais membros da sociedade.

DOUTRINA

De acordo com a ideologia de Confúcio, o ser humano se completa por intermédio de quatro dimensões, quais sejam:

  • O Eu;
  • A comunidade;
  • A Natureza;
  • e o Céu (fonte de autorrealização definitiva).

Existem seis conceitos que abordam o restante da doutrina, são eles:

  • 1º Jen (humanitarismo, bondade e benevolência) É a norma da reciprocidade “não faças aos outros aquilo que não gostaria que os outros te fizessem” é a virtude mais elevada, dentre as seis e corresponde ao “Amor ao próximo”;
  • Chun-Tzu (homem superior) De acordo com o Grande Mestre, para o homem ser perfeito deve ser sábio, humilde, magnânimo, sincero e amável aqui sendo a segunda virtude essencial do homem “A sabedoria e sinceridade desinteressadas”;

  • Cheng-ming (adequação dos títulos ao comportamento) Para Confúcio o homem deve adequar o título designativo que possui ao seu comportamento no cotidiano. Sendo essa a terceira virtude “O cumprimento das regras adequadas de conduta”;
  • 4º Te (poder e autoridade) Confúcio ensinava que o poder era necessário para dirigir qualquer sociedade, mas este devia ser utilizado com moderação e justiça pelos governantes este conceito corresponde á quarta virtude essencial do homem a “justiça”;
  • 5º Li (reverencia) Pregava que os governantes deveriam governar para o povo, proporcionando-lhes uma boa vida em todos os âmbitos; social, educacional moral e os ritos, sendo esses fatores essenciais para reverenciar os ancestrais e deuses do universo. Este conceito corresponde à última virtude a “Autoconsciência da vontade do Céu “;
  • 6º Wen (artes nobres e música) Para Confúcio toda a expressão artística era símbolo da virtude que se manifestava na sociedade.

RITUAIS E TRADIÇÕES

O culto a Confúcio é prestado em templos chamados de Kong Miao em português Templo de Confúcio. O principal dos templos encontra-se em Qufu onde Confúcio residiu por anos. O templo foi criado um ano após a morte de Confúcio. No decorrer de 2000 anos o templo foi ampliado tornando-se o enorme complexo que é atualmente. Consideram o dia a dia como ritual, os atos da vida cotidiana diante do percurso normal de vida.

É uma religião que crê em antepassados e divindades naturais, sendo a crença em um ser superior mundial, o principal foco do culto. Pelo fato do confucionismo não possuir credos ou sacerdotes, o culto ao ser supremo é conduzido pelos dirigentes, mais graduados, da nação, atingindo tal posto em decorrência de serem descendentes diretos das divindades e, por isso, teriam suas preces em favor da população atendida com maior eficiência. Esses rituais tinham períodos anuais certos para ocorrerem (22 de Dezembro), tinha como principal procedimento oferecer alimentos e vinho acompanhado de música, luzes e procissões ao altar do Céu. A contemplação aos ancestrais também faz parte do culto, acreditando-se que, dessa forma, são demonstrados sinais de gratidão e respeito e, que o espirito dos mortos ajudem os vivos a manterem a harmonia , êxito em suas realizações e prosperidade. Essa forma de contemplar os antepassados, por parte dos familiares, constitui em suprir todas as necessidades dos ancestrais como se vivos estivessem, oferecendo-lhes alimentos, roupas, armar, utensílios e outros que são colocados em seus túmulos ou em festas especiais. Acredita-se que quando esses rituais para com os antepassados não são cumpridos, os espíritos desses voltam em forma de fantasmas para fazer mal aos vivos. A crença é tão veemente que até hoje existe um festival para que alimentos sejam colocados nas portas das casas com o intuito de que os espíritos carentes de veneração por parte de seus familiares, possam se servir e descansar em paz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (212.9 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com